Carro do Google sabe andar sozinho

(Matéria da Folha de hoje. Reproduzida abaixo para quem não é assinante.)

O Google tem desenvolvido secretamente, embora à vista de outros motoristas, veículos capazes de se guiarem sozinhos, usando um software de inteligência artificial que nota a aproximação de outros objetos e imita as decisões de um piloto humano.
Com alguém atrás do volante para caso algo saia errado, e um técnico monitorando o sistema de navegação, sete protótipos já percorreram 1.600 km sem intervenção humana, e mais de 225 mil km apenas com controle humano eventual. Um deles chegou a descer a rua Lombard, em San Francisco, uma das mais íngremes e sinuosas dos EUA. O único acidente, dizem engenheiros, foi uma pancada na traseira, dada por outro veículo quando o carro do Google estava parado num sinal.
A produção em massa de carros autônomos ainda vai levar anos, mas tecnólogos acreditam que eles poderão causar uma mudança tão profunda na sociedade quanto a internet causou.
Os pilotos automáticos reagem com mais rapidez que os humanos, têm uma percepção em 360° e não se distraem, não dormem nem bebem, dizem os engenheiros.

Leia a matéria completa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima