Um artigo no site InfoWorld (http://www.infoworld.com/article/08/03/05/Customer-loyalty-cards-go-from-wallet-to-the-PC_1.html) conta que a empresa alemã Fun Communications planeja levar os cartões de fidelidade para a Internet, ao mesmo tempo em que tornará mais fácil logar-se em websites. Através de um portal, os varejistas poderão criar cartões virtuais que serão usados como uma espécie de suplemento para os de plástico nas compras online. Para isso, utiliza a solução CardSpace, da Microsoft.
A CardSpace é uma solução de armazenamento de identidade. Ou seja, eu passo minhas informações para um provedor, ganho um login e toda vez que precisar informar minha identidade basta clicar no cartão virtual. Conveniente, em teoria. O problema para a solução decolar é que ninguém está muito disposto a entregar suas informações para a Microsoft (mesmo que ela tenha abdicado do papel de provedor do serviço). Havia um consórcio trabalhando nesse sentido, o Liberty Alliance, embora não com a solução Microsoft, mas não sei em que pé está.
O sucesso do cartão da Fun, acredito, depende do sucesso do CardSpace, o que pode ser um grande problema.