O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Sem preparo, não dá para competir



Apenas 43% das profissionais sentem-se bem preparadas para competir no mercado do futuro, de acordo com um relatório da Accenture, empresa de consultoria de gestão, negócios e outsourcing. O estudo, denominado One Step Ahead of 2011: A New Horizon for Working Women (Um Passo à Frente de 2011: Um Novo Horizonte para Profissionais do Sexo Feminino), é baseado em entrevistas com mais de quatro mil profissionais, tanto homens quanto mulheres, de 17 países da Europa, Ásia, América do Norte e América do Sul.


Os resultados do estudo apontam também que as mulheres de mercados emergentes como Brasil, Índia, África do Sul e China acreditam estar mais preparadas para o sucesso no mundo globalizado de 2011 que suas colegas dos mercados desenvolvidos. Este índice representa 68%, 63%, 61% e 52%, respectivamente.


O estudo pediu que os entrevistados considerassem o tema “preparo em qualificações” em seis categorias – agilidade, responsabilidade social, qualificações globais, tecnologia, inclusão e diversidade e relacionamentos nos negócios. Dessa forma, foi possível captar a real importância dada pelos profissionais consultados a cada fator relevante para o sucesso em 2011, bem como, seu preparo naquela qualificação. Um aspecto interessante é que tanto mulheres (75%) quanto homens (73%) avaliaram tecnologia como a área em que estão mais capacitados a demonstrar melhor desempenho.

 

Além disso, mais de oito em cada 10 mulheres (83%) disseram que estavam dispostas a aprender e usar novas tecnologias, tais como blogs ou redes sociais, para atingir sucesso no futuro. Mais de três quartos das mulheres (76%) previram um alto nível de importância para o uso dessas tecnologias, enquanto dois terços (66%) das entrevistadas disseram que acreditam que relacionamentos gerenciados a partir da tecnologia serão modificados significativamente até 2011.

 

A pesquisa também explorou fatores relacionados à evolução de carreira e identificou algumas diferenças entre homens e mulheres. Mais mulheres do que homens atribuíram a evolução de sua carreira à ambição e desejo de vencer (citados por 59% das mulheres e por 54% dos homens), à paixão por suas carreiras escolhidas (42% das mulheres e 39% dos homens) e apoio da família (30% das mulheres e 26% dos homens). Por outro lado, mais homens do que mulheres citaram capacitação técnica e o desenvolvimento de relacionamentos profissionais como fatores que ajudaram na evolução de sua carreira. Esses fatores foram citados por 59% e 33% dos homens, respectivamente, versus 47% e 29% das mulheres.

 

Contudo, apenas 47% dos homens disseram que se sentem preparados para competir em 2011, uma percentagem um pouco maior do que os 43% de mulheres que deram a mesma resposta. Além disso, mais da metade dos entrevistados, tanto homens quanto mulheres (58% e 61%, respectivamente), disseram que ambos os sexos são igualmente eficazes no desenvolvimento de redes sociais que ajudam na evolução de suas carreiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima