Cartões de programa de fidelidade caminham para a extinção?



Um recente artigo da revista BrandWeek afirmou que “uma nova tecnologia pode tornar completamente ultrapassados os cartões de programas de fidelidade de lojas de varejo e integrarem os cartões de crédito co-branded ainda mais na vida dos consumidores”. O tema do artigo era uma nova geração da tecnologia SingleSwipe que permite a um único terminal processar cartões de presentes, de fidelidade e de crédito. A nova tecnologia SingleSwipe permite que os varejistas disponibilizem informações do cartão de fidelidade nos mais importantes cartões de crédito co-branded. Isso eliminaria a necessidade de cartões exclusivos dos programas, que são um dos principais custos dos próprios programas e uma fonte de dor de cabeça para os consumidores.


Segundo um censo do site Colloquy, houve um aumento de 35% na participação em programas de fidelidade nos Estados Unidos, entre 2000 e 2006, sendo que foi muito maior (164%!) em serviços financeiros e (93%) em varejistas especializados. Os números desse censo mostram que o interesse e o apetite dos consumidores por esses programas ainda é alto e uma tecnologia como a SingleSwipe facilita a participação.


Aqui no Brasil, andamos discutindo com algumas empresas a troca dos cartões, inclusive de crédito, por plug-ins em celulares, ou tecnologias, como a de uma empresa eslovena, chamada M-Pay, que usam um terminal móvel e a banda de voz dos celulares.

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