Recebi uma atualização na Ecademy, uma rede social b2b pouco conhecida no Brasil mas muito ativa na Inglaterra e países da antiga Commonwealth, que me levou a um artigo muito interessante, escrito por Mark Shaw, uma espécie de consultor/entertainer que se apresenta como ‘twitter expert’ (twitter.com/markshaw). Achei que valia a pena comentá-lo aqui.
Para começar o Mark coloca o fato de que sucesso significa coisas diferentes para cada pessoa. Pode significar mais vendas, ou mais tráfego no site, ou mais assinaturas na newsletter, ou mais pessoas querendo colaborar com você, ou mais relações públicas para você ou para sua empresa. Ou, ainda, uma combinação desses parâmetros.
No Twitter, talvez signifique um número grande de seguidores, ou a certeza de que seus tweets serão repercutidos e retwitados. Segundo o Mark, há quatros coisas que devem ser observadas:
- Comprometimento – Significa colocar uma boa fotografia, talvez adicionar um fundo customizado, colocar a URL do seu site e escrever uma biografia interessante. Tente diferenciar-se de tantos outros que estão na mesma linha de trabalho que você. Além disso, coloque palavras-chave na sua biografia para que outros possam encontrar você.
- Consistência – Significa aparecer todo dia, e twitar. A qualquer momento em que esteja disponível, pois é bem mais importante fazer um pouco a cada dia do que montões de uma vez num dia só e passar uma semana sem aparecer. Twitter é para o longo prazo, como todas as formas de networking.
- Seja interessante – Significa sobre o que você está twitando. Experimente 3 tipos de categorias de mensagens. Compartilhamento de recursos, links, ferramentas, informações, idéias, opiniões, uso de fotos, humor, e adicione valor, respondendo questões, demonstrando seu conhecimento, o que ao longo do tempo construirá sua marca e sua credibilidade. E procure um equilíbrio entre as categorias.