Um grupo de cientistas da computação da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, afirma haver criado um método para entender como criar em slogans que ninguém esquece, do tipo “just do it” ou “isso faz um bem!”.
Eles utilizaram como ponto de partida de sua pesquisa o site IMDb, que coleta informações técnicas sobre filmes. Retiraram frases memoráveis de 1000 filmes. E identificaram coisas como o fato de pronomes pessoais (eu ou você, aqui usado como tu) e artigos indefinidosserem mais memoráveis porque trazem uma noção de proximidade durante a fala.
Outra descoberta: verbos no passado funcionam para identificar eventos específicos, enquanto verbos no presente são bons para traduzir conceitos mais gerais.
Ainda segundo o estudo, personagens de filmes com sotaque ou falas engraçadas são mais lembrados, principalmente se as frases podem ser utilizadas em outro contexto. Por outro lado, personagens como os do diretor George Lucas são ótimos para emplacar slogans com significados mais abertos, abrangentes.
A pesquisa analisou até como as frases se transformam em memes na internet e são difundidas no Twitter.
Quem estiver interessado em receber o relatório da pesquisa – em inglês e em estilo bem acadêmico, vou avisando – pode solicitá-lo, enviando seu endereço de email através de comentário a este post.
Fonte: Exame.com
Olá,Fernando,ótima matéria,me interesso por saber mais detalhes desta pesquisa.abs,Gabriel