Como é verde o meu marketing



A empresa Nielsen Online publicou recentemente informações que mostram que a proteção do meio ambiente vem se tornando cada vez mais importantes para os consumidores nos Estados Unidos, e a repercussão do assunto sustentabilidade na Web, e principalmente na blogosfera, cresceu 50% em 2007. No início do ano, a discussão foi dominada pelo tópico aquecimento global, mas logo outros assuntos começaram a vir à tona com ênfase na ação pessoal – reciclagem, diminuição do excesso de embalagens e “carpooling”.


Jessica Hogue, diretora de pesquisas da empresa, disse que “…os consumidores estão cada vez mais expressando preocupações sobre o tema sustentabilitdade… a atenção de blogs a… assuntos como poluição, toxinas e agricultura sustentável agriculture revela uma importante interseção entre saúde pessoal e bem estar ambiental.”












































10 Tópicos Principais de Sustentabilidade em 2007


Tópico


Repercussão:
Aumentando ou Diminuindo


Aquecimento Global / Mudanças Climáticas



Energia Renovável / Combustíveis Alternativos


+


Conservação de Recursos


+


Reciclagem / Reuso


+


Emissões de Carbono



Poluição


+


Orgânicos



Toxinas


+


Embalagens / Plásticos


+


Transportes (híbridos, “carpooling”)


+


Fonte: Nielsen Online, BuzzMetrics


Nota: Tópicos estão classificados pelo número de mensagens entre blogueiros ligados à sustentabilidade entre 1/1/07 to 31/12/07, com a repercussão refletindo mudanças entre 1/1/07 to 31/12/07


O blog TreeHugger, do Discovery Channel, liderou os blogs de sustentabilidade em  2007




























5 Blogs Principais de Sustentabilidade em 2007


Blog


Mensagens sobre Sustentabilidade


TreeHugger


4,612


Worldchanging


738


Biopact


722


The Oil Drum


706


The Alternative Consumer


698


Fonte: Nielsen Online, BuzzMetrics


 


Os consumidores não apenas estão procurando tomar medidas práticas para reduzir o impacto ambiental pessoa como estão apoiando corporações que estão promovendo ações e resultados, diz o relatório. Os blogueiros são rápidos na condenação ao “greenwashing” – quando suspeitam que as empresas estão mascarando o impacto ambiental que causam com agressivas campanhas de relações públicas. Consistência, autenticidade e transparência estão em alta.



























5 Tópicos Principais relacionados com “greenwashing”


Tópico


% da Discussão


Ações Contraditórias


25%


Incongruência com Empresa/Indústria


21%


Comentários Falsos/Tergiversação


19%


Dribles nas regras


18%


Suspeitas em geral


17%


Fonte: Nielsen Online, BuzzMetrics


A análise da Nielsen Online mostrou que iniciativas ambientais similares podem provocar reações diferentes do consumidor dependendo da reputação e da história da empresa. No setor de varejo, diz o estudo, quando a Wal-Mart e a Target introduziram sacolas reutilizáveis, alguns consumidores demonstraram ceticismo em relação à Wal-Mart, por causa de sua associação negative com temas ambientais, trabalhistas e de saúde.


Hogue disse que “quando o assunto é meio ambiente, os consumidores estão insistindo tanto em transparência como em consistência por parte das empresas que apóiam… O apoio do consumidor depende de ações tanto quanto da percepção de sinceridade e comprometimento.”


 

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