A empresa Nielsen Online publicou recentemente informações que mostram que a proteção do meio ambiente vem se tornando cada vez mais importantes para os consumidores nos Estados Unidos, e a repercussão do assunto sustentabilidade na Web, e principalmente na blogosfera, cresceu 50% em 2007. No início do ano, a discussão foi dominada pelo tópico aquecimento global, mas logo outros assuntos começaram a vir à tona com ênfase na ação pessoal – reciclagem, diminuição do excesso de embalagens e “carpooling”.
Jessica Hogue, diretora de pesquisas da empresa, disse que “…os consumidores estão cada vez mais expressando preocupações sobre o tema sustentabilitdade… a atenção de blogs a… assuntos como poluição, toxinas e agricultura sustentável agriculture revela uma importante interseção entre saúde pessoal e bem estar ambiental.”
10 Tópicos Principais de Sustentabilidade em 2007 | |
Tópico | Repercussão: |
Aquecimento Global / Mudanças Climáticas | – |
Energia Renovável / Combustíveis Alternativos | + |
Conservação de Recursos | + |
Reciclagem / Reuso | + |
Emissões de Carbono | – |
Poluição | + |
Orgânicos | – |
Toxinas | + |
Embalagens / Plásticos | + |
Transportes (híbridos, “carpooling”) | + |
Fonte: Nielsen Online, BuzzMetrics | |
Nota: Tópicos estão classificados pelo número de mensagens entre blogueiros ligados à sustentabilidade entre 1/1/07 to 31/12/07, com a repercussão refletindo mudanças entre 1/1/07 to 31/12/07 |
O blog TreeHugger, do Discovery Channel, liderou os blogs de sustentabilidade em 2007
5 Blogs Principais de Sustentabilidade em 2007 | |
Blog | Mensagens sobre Sustentabilidade |
TreeHugger | 4,612 |
Worldchanging | 738 |
Biopact | 722 |
The Oil Drum | 706 |
The Alternative Consumer | 698 |
Fonte: Nielsen Online, BuzzMetrics | |
Os consumidores não apenas estão procurando tomar medidas práticas para reduzir o impacto ambiental pessoa como estão apoiando corporações que estão promovendo ações e resultados, diz o relatório. Os blogueiros são rápidos na condenação ao “greenwashing” – quando suspeitam que as empresas estão mascarando o impacto ambiental que causam com agressivas campanhas de relações públicas. Consistência, autenticidade e transparência estão em alta.
5 Tópicos Principais relacionados com “greenwashing” | |
Tópico | % da Discussão |
Ações Contraditórias | 25% |
Incongruência com Empresa/Indústria | 21% |
Comentários Falsos/Tergiversação | 19% |
Dribles nas regras | 18% |
Suspeitas em geral | 17% |
Fonte: Nielsen Online, BuzzMetrics |
A análise da Nielsen Online mostrou que iniciativas ambientais similares podem provocar reações diferentes do consumidor dependendo da reputação e da história da empresa. No setor de varejo, diz o estudo, quando a Wal-Mart e a Target introduziram sacolas reutilizáveis, alguns consumidores demonstraram ceticismo
Hogue disse que “quando o assunto é meio ambiente, os consumidores estão insistindo tanto em transparência como em consistência por parte das empresas que apóiam… O apoio do consumidor depende de ações tanto quanto da percepção de sinceridade e comprometimento.”