Pesquisa daqui, pesquisa dali e a gente aqui no Laboratório, de repente, se depara com algumas pedras preciosas. Uma matéria, por exemplo, bem didática sobre os tais links patrocinados. Ela foi escrita pelo “Diretório E-Commerce” do site Artigos E-Commerce e publicada em 7 de fevereiro, quase seis meses atrás. Mas continua atual. Confiram os excertos e depois, se quiserem, vão até o artigo completo.
“O AdWords é um serviço do Google que fornece anúncios em forma de links nos sites de busca relacionados às palavras-chave que o seu futuro cliente está procurando. É um modo de publicidade baseada no sistema de custo por clique (CPC). Os anúncios do Google AdWords são exibidos juntamente com os resultados de pesquisa no Google.
No AdWords você define o CPC Máximo que deseja pagar por uma visita gerada pela palavra-chave, porém o CPC Real é definido como R$ 0,01 acima do mínimo necessário para manter a posição do seu anúncio. Por exemplo: se você definiu o CPC máximo R$ 0,60 e o próximo anunciante definiu como R$ 0,40, então o Google irá cobrar R$ 0,41 quando alguém clicar no seu anúncio.
Existe também a possibilidade de pagar por CPC Médio, ao invés do CPC Máximo padrão.
O Google prioriza os anúncios com conteúdo à busca realizada, o que evita que algumas empresas comprem links em áreas não relacionadas ao seu ramo de atividade.”
A matéria segue explicando o que é Índice de Qualidade e dando dicas de como melhorá-lo. Vale a pena a leitura.