Como os profissionais europeus de marketing lidam com GDPR e ePrivacy

O Regulamento ePrivacy e o GDPR estão afetando as atividades de captura e personalização de dados nas empresas europeias, mas o futuro parece ser bom para a confiança do consumidor
Desde 2018, os profissionais de marketing na Europa não apenas tiveram que lidar com a implementação do GDPR, mas também estão se preparando para as próximas mudanças no Regulamento de Privacidade Eletrônica, pois a UE busca reforçar a “confiança e segurança no Mercado Único Digital”. Um novo relatório da Apteco analisa como os profissionais de marketing estão lidando com esses regulamentos. Como essas mudanças afetam a maneira como eles usam dados? E qual é o impacto geral sobre sua capacidade de entender a jornada do cliente em um contexto em que os consumidores estão cada vez mais esperando experiências omnichannel? O relatório intitulado  “Are you on board with the customer journey?” ouviu mais de 270 entrevistados que se especializaram em insight de dados e software de campanhas de marketing em vários setores. A grande maioria (90,5%) era do Reino Unido, com mais 8,8% da Europa. Logo de início, os entrevistados citam alguns efeitos negativos claros do GDPR em suas atividades de dados. Mais de 67% relatam que tiveram uma redução nos dados de clientes e prospects, enquanto quase 60% tiveram uma redução no volume de comunicação. Com as organizações descobrindo que têm menos dados para trabalhar e, subsequentemente, se comunicando menos, é fácil ver como isso pode ser considerado um resultado negativo dos regulamentos. No entanto, o relatório destaca que menos dados e menos comunicação nem sempre são ruins. Indiscutivelmente, os dados sendo usados e as comunicações que estão sendo feitas pelas organizações após o GDPR poderiam ser vistos como mais simplificados, mais eficientes e mais bem direcionados — todas as virtudes que provavelmente estarão beneficiando os clientes e promovendo uma melhor experiência de longo prazo. Além disso, 70% dos entrevistados dizem que o GDPR fez com que suas organizações adotassem um gerenciamento de dados mais formal. Mais uma vez, isso é uma vitória por respeito aos dados do cliente e potencialmente fortalece a confiança do consumidor em como ele é usado. O relatório também perguntou aos profissionais de marketing como seu entendimento da jornada do cliente estava progredindo, em diferentes estratégias e atividades. Os entrevistados destacaram que estão avançando em Visão Única do Cliente, Personalização e Prioridades de marketing, com “jornada do cliente” e a “melhoria da experiência do cliente” sendo as principais. Fonte: ClickZ
Facebook restringe conteúdo de álcool, tabaco e cigarros eletrônicos
O Facebook e o Instagram restringirão vendas e conteúdos relacionados ao tabaco, álcool e e-cigarros em seus sites a partir da quarta, 24/7. A nova política proíbe trocas ou presentes privados e exige que as marcas limitem seu conteúdo a espectadores com pelo menos 18 anos de idade. Fonte: CNN

Pinterest testa nova ferramenta de dados e aprimora serviços de marketing
O Pinterest colocou em teste beta uma nova ferramenta que permite aos compradores compartilhar dados de conversão com a plataforma e está atualizando serviços como a integração de catálogos de produtos para gerar automaticamente pins para atrair profissionais de marketing que desejam uma melhor experiência de compra de mídia e capacidade de acompanhar e atribuir vendas. “O Pinterest tem sido um pouco mais lento em adotar paridade de mercado com algumas das outras ofertas”, diz Kieley Taylor, do GroupM, mas desde a oferta pública inicial, ela está otimista “de que eles tenham um roteiro claro”. Fonte: Digiday

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