O assunto foi explorado em artigo do site Social Media Examiner. Eles listaram 15 maneiras eficientes de usar mídias sociais para criar eventos de sucesso, divididas em 6 áreas: Criando Buzz no Pré-Evento, Mantendo os Participantes Informados, Ajudando os Participantes a Compartilhar Informações, Lidando Com Ausentes, Energizando o Evento e Após o Evento.
A primeira área envolve 4 maneiras.
Criando Buzz no Pré-Evento
#1: O Buzz na Inscrição
Você não tem que esperar até o dia do seu evento para criar um buzz – isso pode começar no estágio de inscrição. Serviços como Eventbrite permitem que os participantes compartilhem o eventos em suas redes de relacionamento. E há blogs como o buzz eventos e outros. Além de convite no Facebook, etc.
#2: Compartilhando o Buzz
Estimule os participantes a compartilhar detalhes de seu evento logo no início com a oferta de incentivos. Meteor Solutions ajuda você a divulger seu evento, oferecendo recompensas ao compartilhar o conteúdo.
O Online Marketing Summit 2012 está oferecendo a chance de ganhar uma viagem gratis a San Diego a quem compartilhar seu evento.
South by Southwest (SXSW) dá um passo adiante nesse processo com seu SXSocial, uma ferramenta própria de inscrição que permite aos participantes conhecer pessoas que pensam como eles e trocar mensagens antes do evento.
Toda a home TEDx SoMa Event é dedicada ao pre-cadastro e ao compartilhamento de informações sobre o próximo evento: todos os seus blogs, o Twitter feed, a página no Facebook e os canais do Flickr e do YouTube têm o objetivo de criar excitação entre os participantes do evento do próximo ano, dirigindo a atenção para o grande botão de pré-cadastramento.
Assegure-se de que todas as promoções do seu evento incluam hashtags em posições proeminentes para incentivar as pessoas a começar a usá-las sempre que falarem do seu evento. É importante não ter duas ou três versões sendo usadas pois será mais difícil seguir as linhas de conversação.
Uma vez você tenha acertado com os palestrantes, inclua seus perfis – e endereços de Twitter – em seu website e outras promoções, o que ajudará seu public a conhecê-los melhor e mesmo a começar a sugerir questões e tópicos.
#3: Monte Seu Evento a Partir do Buzz
O SXSW tem sido bem ativo em pedir aos participantes para oferecerem sugestões que ajudem a melhorar o evento – e 30% da programação é escolhida pelos participantes. Sem precisar ir tão longe, você pode usar ferramentas como PollDaddy e TwtPoll para conduzir pesquisas simples antes do evento.
#4: Buzz = Rumores
Em 2009, apareceu no Twitter um rumor que o comediante Dave Chappell faria um show secreto à meia noite no Pioneer Square, de Portland. Ninguém foi capaz de confirmar ou negar o rumor, de forma que ele continuou aí e cerca de 5.000 foram à praça de esportes.
Deu meia noite e nada de Dave Chappell. Mas o pessoal continuava chegando. Teria sido um hoax em massa, ou seja, um boato sem fundamento? À uma da manhã, quando todo mundo já começava a pensar que haviam sido vítimas de uma piada de mau gosto, Dave Chappell apareceu no palco e premiou a multidão com um show de improviso.
Rumores sobre convidados especiais ou prêmios sensacionais podem dar vigor ao seu evento e manter as pessoas falando sobre ele.