Executivo da Joule afirma que “vestíveis” pavimentam o caminho da inovação
Joule é a agência mobile do grupo WPP nos EUA, com clientes como Paramount, Unilever e Mercedes-Benz. Em entrevista recente ao site Mobile Marketing Daily, Michael Lieberman, co-presidente da empresa, afirmou que os dispositivos vestíveis oferecem pistas para as marcas envolverem os consumidores que vão além da simples publicidade. “Nós vamos começar a quebrar os silos do que é considerado móvel… à medida que os vestíveis fizerem parte mais efetivamente do composto de comunicação. A ideia de móvel vai se tornar singular, porque tudo, em essência, será móvel”, acrescentou ele. Segundo o executivo, mobile é sobre uma compreensão mais completa do comportamento do consumidor e das informações que ele precisa, quando está em uma circunstância específica. Lieberman, além de ser responsável pela operação da agência na Costa Leste dos EUA, coordena a Mobile Task Force da 4A, a associação de agências de publicidade americanas. Fonte: MobileMarketingDaily
Califórnia legaliza uso de bitcoins
O Governador da Califórnia, Jerry Brown, assinou no sábado uma lei que elimina possíveis obstáculos estaduais para moedas alternativas, como o bitcoin. A legislação revoga uma lei da Califórnia, ultrapassada segundo apoiadores da nova lei, que proibia o uso de qualquer outra moeda fora a oficial dos EUA. O deputado democrata Roger Dickinson, autor do projeto de lei, disse nesta semana que a medida reflete a popularidade das formas de pagamento já em uso na Califórnia como bitcoin e que até moedas promocionais, como pontos de programas de fidelidade poderiam ser tecnicamente consideradas ilegais.Fonte: Reuters
P&G informa: sai “Marketing”, entra “Brand Management”
O fim do marketing como o conhecemos chegou oficialmente nesta segunda-feira, 30/junho, na Procter & Gamble. Ou, pelo menos, o título. A partir desta terça-feira, 1º de julho, centenas de diretores de marketing e diretores de marketing associados da empresa que emprega a maior verba de publicidade do mundo vão se tornar oficialmente “brand directors” e “associate brand directors” [N.T.: não temos informação sobre o nome oficial no Brasil.] A medida faz parte do redesenho da organização que a P&G anunciou em fevereiro. Nesse novo desenho, a organização de marketing torna-se “Brand Management”, com “responsabilidade em relação a estratégias, planos e resultados para as marcas”, disse um porta-voz da P&G em um email. A eliminação de marketing no título da organização não significa realmente que o marketing seja uma coisa do passado, ela disse. Representa a responsabilidade ampliada que diretores de marketing têm no tipo de organização que fazem parte agora. “Brand Management” na P&G agora engloba quatro funções: gestão da marca (anteriormente conhecido como marketing), conhecimento do consumidor e do mercado (pesquisa de mercado), comunicações (conhecido como relações públicas em algumas empresas e até alguns anos atrás, como as relações externas da P&G), e design (conhecido como design praticamente em todos os lugares, exceto onde é chamado de identidade visual da marca e coisas assim). Fonte: Advertising Age