Este post é uma espécie de continuação do post anterior.
Escrevi-o a partir de um comentário enviado pelo Elcio Santos, sócio-diretor da
AlwaysOnDigital e citado no artigo.
Elcio gostou do artigo, mas achou que faltou um fecho para
ele. E eu concordo com ele. É verdade que o artigo foi publicado em junho,
antes portanto do encerramento da Copa. Mas não era difícil adivinhar o final
da competição. Embora a sabedoria popular teime em afirmar que “futebol é uma
caixinha de surpresas”, a equipe norte-americana já chegou sobrando.
E qual o motivo disso? Em uma palavra, diz Elcio, processos.
O fato é que no futebol feminino dos EUA eles seguem
processos desde a escola primária, passando pela secundária, pelas
universidades, por centros de desenvolvimento, até o fato de usarem bolsas de
estudo para levarem as boas jogadoras estrangeiras para lá faz parte desse “processo
de processos”.
Elcio afirma que o fecho que esperava para o artigo tem a
ver com o fato de que isso tem tudo a ver com a Jornada do Consumidor. Entendê-la
do começo ao fim, transformá-la em processos acionáveis e aplica-los no timing
certo é a chave do sucesso em marketing e vendas, diz ele.
Elcio prometeu contar um pouco mais sobre o modus operandi
da AlwaysOn – “processos, processos, processos”, afirma entusiasmado – e seus
cases de sucesso aqui mesmo neste espaço. Aguardemos.