Recebi um email do pessoal da rede de relacionamentos
Ecademy, falando sobre a importância de termos um “digital mindset” hoje em
dia. Mindset pode ser traduzido por “estado de espírito”, que é exatamente o
que eu acho que deve nos mover nesses tempos novos e desafiadores. Segundo um
outro texto, mais antigo, escrito pelo pessoal da Poynter, trata-se não de uma
evolução, mas de uma revolução, a questão não é de tecnologia mas de ter a
habilidade para explorar o potencial de novas mídias, novos meios.
O fato é que ao
participar de uma revolução você terá que lidar com novas realidades. Temos
assim que abandonar crenças que nos parece fundamentais e nos perguntar, “quais
as partes da sabedoria tradicional eu preciso reavaliar e tirar da frente por
inadequado?”
Não sei a história de vocês, mas embarquei nesse estado de
espírito muito tempo atrás. Antes mesmo da Internet. Lembro bem de uma palestra
do Nicholas Negroponte, em outubro de 1994, na DMA de San Francisco, quando ele
apresentou esse novo mundo da Internet. Para ser franco, ele pensava estar
mostrando todo o potencial do que vinha pela frente, mas estava muito enganado:
o que ocorreu de lá para cá superou os sonhos dos maiores otimistas. Eu entre
eles. Naquele momento, voltei ao Brasil e abri a Intermarketing, porque esse
era um dos nomes do marketing pela Internet. Depois, insisti com meus sócios da
Datamidia para a gente criar um departamento voltado à Internet. E assim por
diante.
Atualmente, esse estado de espírito encarna-se no fato de
buscar sempre uma solução digital para um problema que me coloquem à frente. Como
está o digital mindset de vocês?