Em Minas, o caminho das pedras. O Sebrae local oferece consultorias tecnológicas e articula ações e políticas públicas para o desenvolvimento do setor, beneficiando as micro e pequenas empresas
Oportunidades
- A área menos ensolarada do Brasil é mais ensolarada que a mais ensolarada da Alemanha, um dos países líderes no crescimento deste tipo de energia.
- Grandes empresas de energia que atuam na geração centralizada estão abrindo um novo modelo de negócio para a geração distribuída a partir da fonte fotovoltaica.
- Neste modelo, precisarão desenvolver uma rede de pequenos negócios para executarem em seu nome serviços de instalação, montagem, operação e manutenção de mini e micro usinas.
- Grandes distribuidoras de energia estão abrindo empresas de consultoria em eficiência energética, que trarão novas oportunidades para a subcontratação de pequenos negócios.
- O desenvolvimento de Redes Elétricas Inteligentes no país sinaliza uma gama de oportunidades de projetos de encadeamento com grandes empresas que estão precisando desenvolver sua cadeia de fornecimento para modernização das redes elétricas.
E a oportunidade de aproveitá-las
O Sebrae Minas está oferecendo consultoria especializada a empresários de Micro e Pequenas Empresas (MPE) interessados na geração de energia solar fotovoltaica para consumo próprio. O serviço inclui orientação para o planejamento de usinas fotovoltaicas e tem custo subsidiado pelo programa de consultoria tecnológica do Sebrae (Sebraetec), em parceria com a Codemig, que cobre em até 80% o valor do projeto.