Recebi uma matéria interessante no newsletter do MarketingProfs. Ela lista os principais conceitos, em termos do que chama “buzzwords”, isto é, em tradução livre, palavras que geram repercussão, do mundo da fidelidade do consumidor.
Vou listar algumas, junto com a explicação (e a tradução, quando necessário, ou possível)
Relationship Marketing é uma estratégia de marketing que enfatiza fidelidade, retenção e engajamento a longo-prazo do cliente. Usando a abordagem do relationship marketing, uma organização visa desenvolver conexões fortes e de longo prazo com os consumidores, oferecendo-lhes informação diretamente voltadas para suas necessidades e interesses. Essa abordagem freqüentemente resulta em mais boca-a-boca, um comportamento de compra a longo-prazo e melhor aceitação da informação fornecida. (Tradução: Marketing de Relacionamento – mas cada agência, cada empresa tem sua própria definição.
Transactional marketing é uma estratégia de marketing que foca em uma simples transação e não no relacionamento como um todo. Essa abordagem criar relacionamentos passivos, reativos e de curto-prazo com o cliente. Muitas organizações comparam o transactional marketing com o relationship marketing quando criam uma estratégia de marketing. (Tradução: Marketing Transacional – fiquei com a impressão que a editora “encheu lingüiça” aqui, para compor o primeiro grupo de “10 buzzwords”)
Um coalition loyalty program é um conjunto de benefícios ao consumidor oferecido por múltiplas organizações e embaladas em um único programa de fidelidade. Esse tipo de progama é benéfico especialmente para empresas pequenas e médias porque permite que ofereçam aos seus clientes uma variedade de benefícios de uma forma custo-efetiva. (Tradução: Programa de Multifidelidade – o Smart Club é o exemplo, infeliz, que me vem mais rapidamente à cabeça. Eu, particularmente, acho que ainda tem muito espaço no Brasil.)
Aguardem as próximas “buzzwords”.