Asterisk ganha mercado

0
3



Com mais de três milhões de downloads, apenas em 2007, o Asterisk já é considerado um dos sistemas de telefonia mais utilizados no mundo. Na versão 1.4 a solução está  o mercado de telefonia corporativa que hoje tem a opção de adotar uma plataforma totalmente gratuita.


Participante do V²oIP Summit, evento organizado pela Commlogik Corporation no Brasil, Mark Spencer, presidente e CTO da Digium, conta que o sucesso do Asterisk, vem em função da segurança, escalabilidade e interoperabilidade que a plataforma oferece. “Uma das características mais interessantes do sistema é que ele opera tanto em novos protocolos, como com linhas analógicas digitais, assumindo assim a função que a maioria das empresas necessita”, destaca.


Segundo Alexandre Hebra, presidente da Commlogik Corporation, a plataforma Asterisk pode reduzir o custo de uma solução de telefonia em até 80%. “Podemos usar como exemplo uma empresa com 100 ramais e 60 troncos, comparando os custos de uma solução tradicional de mercado o usuário pode reduzir em até 80% os custos implantando o Asterisk”, ressalta Alexandre. Com relação ao suporte, item que preocupa muito as empresas, Hebra destaca que a economia continua numa média de 30 a 50% abaixo do custo de suporte comercializado tradicionalmente.