Ha-ha, aposto que peguei vocês. IP aqui não é Internet Protocol (claro que email trafega por IP), é a soma de Integração e Pesquisa, soma essa que resulta
INTEGRAÇÃO
Entregue uma mensagem consistente. Todos concordam que o consumidor deve receber uma mensagem de marca consistente em todos os pontos de contato, mas na prática cada responsável pelas disciplinas tentam sempre puxar a brasa para sua sardinha. Quando todos os esforços – online e off – funcionam em conjunto, cria-se uma sinergia que faz o todo ser maior do que a soma das partes. Seja humilde quando necessário, isto é, se preciso pegue carona na mensagem criada para outras mídias, para ganhar em eficiência
Desenvolva um “look & feel” consistente. Vale o mesmo em relação ao look & feel da campanha. A experiência do consumidor é mais importante do que a “liberdade criativa”, por isso pare de choramingar e comece a trabalhar. O primeiro passo é entender os prazos de produção dos outros esforços para garantir acesso às imagens no momento certo.
Descubra a história por trás dos fatos. Fale com os compradores que selecionaram os produtos que você irá promover por email. O que existe de realmente especial para ser oferecido agora? Por que foram escolhidos?
Defina metas e métricas. Como escreveu Lewis Carroll e Alice no País das Maravilhas, se você não sabe para onde está indo todo caminho leva você lá. Entenda como o email será avaliado em relação aos esforços totais. Olhando para suas médias de retorno atuais, será que você consegue atingir as metas? Se não, o que você precisa fazer para chegar lá: melhorar a lista, melhorar a oferta, melhorar a criação? Saiba exatamente o que está perseguindo e desenvolva seu plano de forma a monitorar o progresso – e a poder fazer alterações de curso no meio do caminho!
PESQUISA
O próximo passo é tirar vantagem de toda informação à mão. Mergulhe nos dados que tem, analise os esforços dos concorrentes e definas as melhores práticas.