Mas o estudo observa também que as empresas precisam planejar cuidadosamente esse tipo de promoção, buscando principalmente ser seletivo em relação a quando fazer a oferta e a quem.
A pesquisa descobriu que 70% dos respondentes de todas as indústrias – empresas online oferecendo produtos e serviços a outras empresas ou a consumidores, catalogueiros, e varejistas multicanal – tiveram conversão mais alta nos emails que ofereciam o frete grátis do que em outros tipos de email. Dos 70% com taxas de conversão mais altas, 78% cresceram as taxas de transações-por-click – definidas como o número total de transações dividido pelo número de visitantes únicos clicando no email – e 47% tiveram valores médios mais altos.
O sucesso dos emails que promoviam frete grátis variou de indústria para indústria, com os produtos e serviços para consumidores experimentando os maiores ganhos. As taxas de transações-por-click nos emails que ofereciam frete grátis foram 60,7% maiores do que outras ofertas.
Para criar uma campanha de frete grátis bem sucedida, A Experian sugere o seguinte:
- Escolha os produtos certos. Frete grátis para produtos com excesso de estoque tendem a desempenha pobremente.
- Limite as ofertas de frete grátis. Se você oferece frete gratis o tempo todo, isso diluirá a efetividade.
Segmente os emails. Divida a lista de assinantes em grupos de consumidores baseados em seus interesses sobre os produtos. Aí ofereça a esses grupos os produtos com frete grátis