O artigo abaixo, publicado no LinkedIn, traduzido livremente e não autorizadamente por mim, foi escrito por Andreas von der Heydt, Country Manager da Amazon BuyVIP, Alemanha. Anteriormente trabalhou em posições de alta gerência na L´Oréal e é o fundador do Consumer Goods Club. Ele é especialista em liderança, executive coach e NLP master.
Você soube? Quinta-feira passada, 20 de março, foi o Dia Internacional da Felicidade, criado pelas Nações Unidas em 2012.
E daí? Você comemorou? Você, seus amigos, seus colegas de trabalho, os membros da sua equipe, alguém que você conheça ficou mais feliz porque era o Dia Internacional da Felicidade?
Bem, infelizmente, e provavelmente, não. Além disso, pode-se muito bem questionar se não há coisas mais importantes com que a ONU e outras instituições deveriam se preocupar. Esses “cultivadores” da felicidade não percebem que o mundo de hoje tem que se ver com temas mais sérios: guerras, conflitos civis, disparidades de renda, desigualdades sociais, questões ambientais, etc.? Devemos realmente enviar um sorriso na direção de todos esses monumentais problemas? E o que dizer em relação aos nossos próprios deveres e desafios diários? Vamos ser um pouco mais felizes e tudo vai ser bem? Você está me gozando?
Eu acho que você chegou onde eu queria! Podemos usar de sarcasmo para argumentar tanto contra a palavra como contra o conceito de “felicidade”. Ou então, e isso é mais a minha abordagem, podemos ser positivos, audaciosos, e de mente aberta sobre o seu significado e o seu propósito mais amplo.
Minha maneira de definir felicidade não tem nada a ver com devaneios, tentativas de fugir da realidade, ou enxergar a vida através de óculos cor de rosa. Na verdade, considero a felicidade e o bem-estar das pessoas como um direito humano fundamental. A busca da felicidade é uma bela meta pela qual lutar. E deve tornar-se um dos nossos principais objetivos na vida. Bem alinhado com o crescimento econômico e a responsabilidade social — e não escondido atrás deles.
NUNCA DESISTA DE SEUS SONHOS
O Dia Internacional da Felicidade deve lembrar as organizações e os indivíduos de procurar formas de aumentar a conscientização sobre a importância da felicidade. E para ajudar a si mesmos e a outras pessoas a se tornar mais felizes.
As organizações governamentais e as não-governamentais, assim como cada um de nós, devem contribuir para isso, através de educação, treinamento, e atividades de conscientização. Vale a pena! Numerosos estudos têm mostrado que as pessoas felizes são mais saudáveis, mais confiantes, mais criativas, mais dinâmicas, mais produtivas, mais satisfeitas, mais poderosas e mais determinadas. Dessa maneira, a criação de uma vida feliz e significativa combate a depressão, o medo, a crueldade, a frustração e o crime.
Uma pesquisa recente mostrou que a grande maioria das pessoas prefere viver em uma sociedade com mais felicidade do que com mais riqueza. O Reino do Butão projetou o conceito de Felicidade Interna Bruta (FIB) para medir a qualidade de vida e o progresso social de uma forma mais holística do que apenas o indicador econômico do produto interno bruto (PIB). A Comissão Nacional do FIP do país é cobrada para rever decisões políticas e alocar recursos, qie coloquem também ênfase no bem-estar de seu povo. Outra métrica alternativa é o Indicador de Progresso Genuíno (GPI ), que também leva em consideração a saúde de uma nação através da incorporação de fatores ambientais e sociais que não são medidos pelo PIB.
COMO FAZER DA FELICIDADE SUA PRIORIDADE
Abaixo estão as minhas técnicas favoritas para cultivar e fortalecer a felicidade:
Pratique Consciência. Viva sua vida com mais profundidade, contemplação e sincero contentamento . Concentre-se em si mesmo e não se compare com os outros.
Pense feliz. Pensamentos criam sentimentos. E sentimentos criam comportamentos. O comportamento positivo e sorridente atrai mais positividade. E isso reestimula pensamentos felizes.
Cerque-se de Pessoas Felizes e Cultive Relacionamentos. Um belo gatilho para a felicidade!
Trate-se Bem. Mime-se . Respeite e ame a si mesmo. Faça mais do que você realmente gosta e passe mais tempo com os entes queridos.
Capture e memorize Grandes Momentos. Coloque os maus de lado. Desacelere para desfrutar as alegrias da vida. Anote-os e leia-os sempre que achar necessário.
Seja Ativo e Cuide de Si Mesmo. Saia de casa, faça uma caminhada, pratique esportes, aprenda coisas novas. Estimule a si mesmo. Desafie-se.
Defina Metas significativas e Alcançáveis. Comprometa-se e dê um passo por vez.
Ajude os Outros e Seja Generoso. Pratique atos de bondade e aprenda a perdoar .
SUA MISSÃO: RECUPERAR A FELICIDADE AGORA
Você pode começar imediatamente, tornando a si mesmo e aos outros felizes, seguindo os três passos abaixo:
- Procure agora em seus álbus de fotografia uma foto de algo que te fez feliz
- Hoje, da próxima vez que algo que te fizer feliz, tire uma foto para capturar o momento
- Inspire os outros a encontrar a felicidade, compartilhando suas fotos com as hashtags #happinessday ou #felicidadehoje, ou as envie para seu cônjuge, um amigo, um colega, ou para quem quiser. Use suas fotos para lembrar a você mesmo e a outros do que realmente importa.
A partir de agora comemore todos os dias como o seu dia de felicidade pessoal. E ajude os outros a chegar lá !
(Um último “presentinho” do Andreas: a música Happy – se não abrir o video abaixo, clique em http://youtu.be/2B3TlL16W2k)
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”//www.youtube.com/embed/2B3TlL16W2k” frameborder=”0″ allowfullscreen></iframe>