Um levantamento de médias anuais de audiência apontou que o “Fantástico”, um dos grandes ibopes da Globo, perdeu mais de 30% de sua audiência nos últimos 10 anos.
De acordo com o Ooops!, que teve acesso a tabela, a queda do programa parece ter relação com o surgimento de novas opções de entretenimento como DVD, games e TV a cabo. Depois de anos de estudo, a Globo promoveu algumas mudanças no dominical, incluindo a saída de Glória Maria.
Mesmo assim, a queda aumentou com a despedida da apresentadora de 28,2 pontos em 2007 para 23,4 em 2009 (até 11 de outubro). Outra mudança foi a diminuição de reportagens científicas, longas entrevistas e reportagens inteligentes sobre comportamento. Com isso, aumentaram as matérias de celebridades, quadros e notícias sobre a Globo.
Uma das marcas registradas do programa que estreou em 5 de agosto de 1973 era a “última reportagem” que abordava temas assustadores, misteriosos ou preocupantes.
Com seus problemas de identidade, a média de ibope do “Fantástico” fiou em 20 pontos, nos últimos dois domingos. A Coluna Radar da Veja já divulgou o início de uma disputa inédita na TV aberta nesse dia e horário.
Audiência nos EUA
A maior repartição do bolo de audiência entre as emissoras de TV brasileiras leva à comparação com o cenário praticado nos EUA. Por lá, as redes apresentam pluralidade de atrações nas noites de domingo. Grandes emissoras como ABC, NBC, CBS e Fox disputam lado a lado pela audiência.
Segundo dados divulgados no blog do jornalista Pedro Beck, neste domingo (11), a NBC ficou em primeiro lugar com Sunday Night Football que apresentou o jogo Indianapolis x Tennessee e abocanhou 13.8 milhões de telespectadores e 5.5 pontos na audiência.
A CBS ficou próxima da líder: em segundo lugar com “Amazing Race”, obteve 10.8 milhões e 3.1 pontos, ‘Three Rivers’ (7.7 milhões e 1.9 ponto) e ‘Cold Case’ (7.2 milhões e 1.7 ponto).
Já a ABC ficou em terceiro com ‘Extreme Makeover: Home Edition’ (9.8 milhões e 3.0 pontos), ‘Desperate Housewives’ (13.1 milhões e 4.4 pontos e ‘Brothers & Sisters’ (9.0 milhões e 2.9 pontos).
Tais informações são apenas uma pequena amostra da diversidade de programas da TV do país. No final, quem sai ganhando é o público americano que pode assistir ao que gosta. Os brasileiros parecem estar no mesmo caminho e, em breve, as noites de domingo devem passar a ser sinônimo de diversão.