Nata dos profissionais brasileiros reuniu-se para homenagear vencedores do Prêmio ABEMD 2018. Mas um convidado especial destacou-se: o novo logotipo da Associação
Praticamente todos os mais importantes profissionais brasileiros das disciplinas envolvidas com marketing de dados estiveram na terça, 26/6, no Clube de Campo Castelo, para a festa de entrega dos troféus do Prêmio ABEMD 2018 – conheça os vencedores em (link para a nota dos vencedores). Um dos momentos mais altos da festa, porém, não teve a ver com o Prêmio e sim com o próprio futuro da entidade. O presidente da ABEMD, Antonio Rosa Neto, apresentou, com toda a devida pompa e a circunstância, o novo logotipo da Associação.
Apesar de guardar semelhanças com o icônico logotipo anterior, criação de Francesc Petit, o P da DPZ, e um dos mais importantes designers do mundo, ele remete claramente a novas tecnologias como inteligência artificial, aprendizado de máquina, blockchain, chatbots, reforçando o compromisso da ABEMD com a inovação e o futuro das atividades ligadas ao marketing. O novo logotipo também reflete o novo posicionamento da entidade, que mudou o D de Direto para Dados e, como Associação Brasileira de Marketing de Dados, assume definitivamente no Brasil a vanguarda de uma tendência mundial: a compreensão pelas empresas e entidades de que a coleta, a organização, a utilização e a proteção dos dados passaram a ser os elementos fundamentais não apenas para as ações de comunicação e marketing, mas para a consolidação dos modelos de negócio. Outro símbolo da mudança é o novo troféu do Prêmio ABEMD. Ele agora não apenas pode ser iluminado, por meio de um botão de liga-desliga, como ganhou uma finalidade prática: através de uma entrada USB, permite o carregamento de celulares e outros dispositivos.
Pela primeira vez, Grand Prix teve mais de um vencedor
O Clube de Campo Castelo é um dos espaços mais bonitos e acolhedores de São Paulo. Situado em uma península às margens da Represa de Guarapiranga, o Clube ainda guarda muito do encanto da década de 40 do século passado, quando foi construído, com seus amplos espaços verdes e suas árvores imponentes. Desde esta terça, 26/6, ele tem mais um motivo de orgulho por ter abrigado uma animada multidão de grandes profissionais de anunciantes e agências que foi participar da entrega do Prêmio ABEMD 2018 e comemorar suas vitórias. A premiação, patrocinada pela Atento, com apoio de Jotacom e O Estado de São Paulo, conferiu troféus bronze, prata e ouro, nas especialidades Digital/Mobile, CRM/Loyalty, Call Center/Contact Center e Campanha/Programa.
Como todo ano, a lista dos vencedores – confira em (link da página) – é praticamente uma edição especial dos Maiores e Melhores. Mas este ano houve uma novidade: dois cases destacaram-se de forma tão efetiva que obrigou o júri a dividir o Grand Prix. Consumer Day Brazil Experience, da Jotacom para seu cliente Buscapé (que ganhou também como Melhor dos Melhores na Especialidade Digital/Mobile), e O vestido mais bonito do mundo, da Agência Plug para seu cliente Shoulder (que ganhou também como Melhor dos Melhores na Especialidade Campanha/Programa), foram os grandes vencedores.
Os outros Prêmios Especiais: o case A fruta mais querida das redes sociais, da Track para seu cliente Zespri International Limited, ganhou o prêmio Criação na Especialidade Campanha/Programa; o case Troca de Memórias, UEFA Champions League, da Rapp Brasil para seu cliente Pepsi, ganhou o prêmio Criação na Especialidade Digital/Mobile; o case DUDA – Agente de Negociação, da Algar Tech, e Reconhecer e Motivar para Gerar Negócios, da Abril, ganharam os prêmios Melhor dos Melhores na Especialidade Call Center/Contact Center; o case Next Best Action (NBA): Personalizando as Interações com os Consumidores em Tempo Real, da Accenture para seu cliente TIM, ganhou o prêmio Melhor dos Melhores na Especialidade CRm/Loyalty.
Outros destaques da premiação foram as empresas do ano: Agência do Ano – Especialidade Call Center/Contact Center: Algar Tech; Agência do Ano – Especialidade CRM/Loyalty: IbopeDTM; Agência do Ano – Especialidade Campanha/Programa: Agência Plug; Agência do Ano – Especialidade Digital/Mobile: Rapp Brasil; Anunciante do Ano: Vivo.
Efraim Kapulski entra para o Hall of Fame
A entrega do Prêmio ABEMD 2018 teve também o retorno de uma tradição associada à festa anual: este ano, voltou a ser anunciado o nome de um profissional escolhido para fazer parte do Hall of Fame da Associação. O nome da vez: Efraim Kapulski.
A homenagem é o reconhecimento justo a um dos grandes pioneiros das disciplinas ligadas ao marketing de dados. Efraim começou sua carreira na área comercial das principais editoras brasileiras, onde galgou rapidamente degraus graças à sua competência e garra. De gerente comercial da Gazeta Mercantil passou para a Editora Abril, atuando em diversas áreas: gerente de publicidade da Playboy, gerente da Central de Publicidade, gerente de produto de Exame, diretor de grupo de produtos da Divisão Infanto-Juvenil e diretor comercial da gráfica, sendo responsável por vendas e projetos especiais multimídia. Em seguida, foi diretor executivo de revistas da Editora Globo e diretor superintendente da Maurício de Souza Produções.
O próximo passo foi a criação da G&K Comunicação e Marketing Direto, agência que marcou época, deixando um rastro de grandes trabalhos realizados, tendo conquistado inclusive o primeiro Grand Prix do Prêmio ABEMD, e grandes profissionais formados. A G&K atendeu as contas de algumas das mais importantes empresas do país, como ABN-Real, Bradesco, Brasil Telecom, Citibank,Credicard, Editora Abril, Editora Globo, Estadão, Gradiente, Globosat, GM, InCor, Itaú, Mastercard, Marisa, Mercedes Benz, Santander, Sky, Tissot,Toyota,Unibanco, Unicef e Varig entre outros.
Na ABEMD, foi diretor do Prêmio ABEMD, tendo sido responsável por sua reformulação, em 1997, diretor de agências e do Conselho de Administração. Em 2002, assumiu a presidência, onde ficou até janeiro de 2018. Entre as conquistas de sua gestão, Efraim costuma destacar a luta contra as ameaças à livre iniciativa econômica e à liberdade de expressão que têm vindo no bojo da discussão dos projetos sobre privacidade e proteção de dados, conseguindo reunir sob sua liderança as principais entidades associativas ligadas à comunicação em nosso país e abrindo espaços preciosos junto aos poderes executivo e legislativo. Outras conquistas importantes foram a criação do Curso de Especialização, que já está de inscrições abertas para a 34a. edição, a coordenação no Brasil da pesquisa anual da Global DMA e o estabelecimento dos Indicadores do mercado com metodologia científica e das Diretrizes Setoriais para Agências e Anunciantes. A mudança do nome da Associação, passando de Marketing Direto para Marketing de Dados, e que foi consolidada agora, também foi realizado em sua gestão.