(reproduzido do Blue Bus)
Google nao entra no negocio de ´conteudo´ | mas apoia projeto de jornalismo
O CEO do Google Eric Schmidt já declarou publicamente que a companhia nao vai entrar no negócio de conteudo. Ainda assim, a empresa está apoiando um projeto de jornalismo, o Futuroom. Outras companhias e entidades dando suporte à iniciativa sao o Forum Mundial de Editores, a operadora de telefonia O2, a empresa de software Atex, a Masaryk University, na Republica Tcheca, e o grupo de investimentos e mídia PPF. O projeto prevê treinamento multimidia para os jornalistas e será realizado na Republica Tcheca. Pretende também capacitar mais o publico para lidar com a internet e com a mídia em geral. A participaçao do Google envolve o treinamento de jornalistas no uso do Google Maps, Google Translate e YouTube.O projeto tem características interessantes – prevê a abertura de varios cyber cafés onde os visitantes poderao consumir a bebida, navegar na internet e conversar com os reporteres enquanto eles estao preparando seus jornais. É uma combinaçao de internet café, redaçao de jornal e o chamado ´hyperlocal journalism´, ou seja, o jornalismo dedicado a assuntos no nivel mais proximo do leitor (questoes do bairro e nao do país ou do mundo). A expectativa é aproximar os leitores e os jornalistas de modo a cultivar um publico que seja capaz de manter o jornalismo na comunidade.