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Você sabe, mesmo, o que é SEO? – reproduzido do MMOnline



Direto de Seattle, executivo da F.biz faz cinco perguntas para aqueles que acreditam conhecer o Search Engine Optimization ou “Otimização para Buscadores”


Roberto Grosman*



O segundo dia do SMX – Search Marketing Expo teve como discussão a divisão do SEM, ou Search Marketing. Em geral, o SEM é dividido em duas partes – PPC (pay-per-click ou Links Patrocinados) e SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Buscadores). Algumas pessoas colocam Social Media como um “terceiro pilar” de SEM,  especialmente aqueles profissionais que enxergam as mídias sociais como uma forma de conseguir links para seu site e, assim, melhorar seu posicionamento nos Buscadores.

Voltando para o SEO, muitas  pessoas, pelo menos no nosso pequeno mercado de publicidade online, dirão com certeza que sabem mesmo o que é SEO. A  afirmação será seguida com alguma explicação como, trata-se de uma série de técnicas que melhoram seu posicionamento nos resultados naturais ou orgânicos dos Buscadores. Realmente, a explicação está correta, mas isso é apenas uma visão superficial do assunto.

Quer saber mesmo se você sabe o que é SEO? Então responda as seguintes perguntas:

1. Qual a diferença entre 301 e 302?
2. Você é Black Hat ou White Hat?
3. Quem é a pessoa na imagem neste link?
4. O que é “no follow”? E Link juice?
5. Você faz PR Scupting?

Estas e outras perguntas que entendemos como avançadas são consideradas conhecimentos mínimos para participar, ou pelo menos, para se ter uma noção do que se fala em uma conferência como o SMX Advanced.

Aqui em Seattle, as pessoas mais conhecidas e importantes do mundo do SEO, como o “herói” Matt Cutts (resposta da pergunta número três) são tão badaladas que existe fila para tirar foto ao seu lado.

Com o crescimento exponencial da importância dos Buscadores (atualmente,  49% dos usuários fazem uma busca todo dia, tanto para sites de notícias, como de e-commerce, empresas e marcas em geral), esses profissionais têm alcançado destaque cada vez maior  na Internet. Uma mistura de programador, jornalista, matemático e publicitário, o profissional de SEO é cada vez mais valorizado.   Se você quiser saber mais sobre o assunto, a melhor forma é por meio dos blogs destes profissionais ou seguindo eles no twitter.

Veja abaixo  algumas sugestões:
SEOmoz
Matt Cutts
Search Engine Land
SEO Book
Search Engine Watch

Caso opte por seguí-los no twiter acesse: @dannysullivan, @mattcutts, @zaibatsu, @rustybrick, @the_gman, @JoannaLord, @vanessafox e @LisaBarone.

Ah, se você está interessado em saber as respostas das perguntas que fiz no início deste texto, aqui estão:

1. R: 301 e 302 são dois tipos de redirecionamentos. O primeiro é definitivo e o segundo é temporário.
2. R:Black Hat são técnicas “ilegais”de SEO.  White Hat é exatamente o contrário.
3. R: A pessoa na imagem é o Matt Cutts, diretor do time de Webspam do Google.
4. R: “no follow” é uma técnica de proibir o “crawler” do Buscador de seguir um link em um site.  O link juice é a quantidade de “Page Rank”que pode ser passado de uma página a outras páginas, dentro ou fora do site.
5. R: “PR Sculpting” é uma técnica para direcionar o “Page Rank” de uma página  intencionalmente, usando “no follows”.

Para saber mais do SMX, acesse http://searchengineland.com/smx-advanced-day-1-live-blogging-coverage-20386 ou siga meu twitter, @rgrosman.

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As primeiras impressões do Search Marketing Expo

* Roberto Grosman é sócio da F.biz. Hoje atua como diretor de mídia da agência. Grosman possui bacharelado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (São Paulo) e MBA no MIT Sloan School, em Boston, nos Estados Unidos. Atuou como executivo da loja online Amazon.com e como Senior Adsense Manager Latin America para o Google.

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