Recurso funciona em parceria com entidades — no Brasil, “Agência Lupa”, “Aos Fatos” e “Agência Pública”
A checagem de fatos é uma área importante do jornalismo que garante a veracidade de informações sobre mitos urbanos, política, saúde e até a própria imprensa. De acordo com o Reporters´ Lab da Universidade Duke, existem hoje mais de 120 entidades ao redor do mundo que se dedicam à checagem de fatos, lideradas por organizações como a International Fact-Checking Network. Nos últimos anos, o Google passou a colaborar com essa atividade, usando selos no Google Notícias que vão de imprensa local a sátira, passando por conteúdo gerado pelos próprios usuários. O mais novo selo é o de verificação de fatos. Em outubro passado, ele foi lançado nos Estados Unidos e no Reino Unido, seguidos por Alemanha e França. Na quarta, 15/2, o Google anunciou o lançamento do recurso na América Latina, em parcerias com entidades na Argentina, Brasil e México: “Chequeado” na Argentina, “Agência Lupa”, “Aos Fatos” e “Agência Pública” no Brasil, e “ChecaDatosMx” e “El Sabueso” no México. Os usuários no Brasil verão o selo em artigos que aparecem na seção expandida dentro do site news.google.com.br e nos aplicativos do Google Notícias e Clima para iOS e Android. O selo também estará disponível no modo notícias dentro da busca. Isso significa que, quando fizer uma pesquisa no Google e clicar na aba “Notícias” ou realizar uma busca direto no site do Google Notícias, o usuário encontrará artigos com a indicação “Verificação de fatos”. Fonte: Google Brasil
Quem passou em frente ao shopping Rio Sul, certamente parou por alguns minutos para conferir um painel construído com peças reais de Lego. O painel foi instalado em um abrigo de ônibus, na cidade do Rio de Janeiro, para divulgar a animação LEGO® Batman – O Filme. A peça chamou a atenção, pois, dependendo do ângulo que era vista mostrava figuras diferentes. De um lado, a imagem era do Batman e, do outro, o Coringa, ambos personagens do filme. A publicidade foi instalada pela Clear Channel, empresa responsável pelo mobiliário urbano, e desenvolvida pela agência J. Walter Thompson Brasil para a Warner Bros. Fonte: The LEGO Group
Zoomin.TV se transforma na maior Multiplatform Network em vídeo no Brasil
A Zoomin.TV, empresa sueco-holandesa que trabalha com vídeos online, acaba de anunciar a criação de uma Multiplataform Network (MPN). A rede é composta por 500 influenciadores digitais brasileiros com forte atuação no YouTube. Juntos, os canais próprios da Zoomin.TV e dos youtubers contabilizam mais de 30 milhões de inscritos e 300 milhões de views mensais. Com esses números, a empresa se transforma na maior plataforma de integração de redes em vídeo. A MPN é um sistema de inteligência de recomendação de conteúdo. Entre seus objetivos está promover o crescimento dos canais, por meio da alavancagem de audiência entre os influenciadores no YouTube, redes sociais e nos mais de 100 publishers associados à Zoomin.TV. Além disso, oferecerá serviços de curadoria e venda publicitária. “Os criadores de conteúdo mudaram a forma como as pessoas consomem vídeos e isso está atraindo cada vez mais o mercado publicitário. Os influencers têm grande potencial de entregar bons resultados em campanhas, gerando engajamento”, relata Paulo Leal, diretor geral da Zoomin.TV.