O objetivo é oferecer mais informações sobre a Lua por meio de uma envolvente experiência em 3D. A nova funcionalidade é lançada no dia em que se comemora os 40 anos da chegada do homem à Lua.
O novo recurso funciona como um atlas interativo em três dimensões a partir de dados e imagens capturados pelo altímetro a laser Kaguya. O novo recurso possibilita aos usuários participar de passeios guiados pelos astronautas Buzz Aldrin (Apollo 11) e Jack Schmitt (Apollo 17), visualizar fotos panorâmicas de alta resolução e assistir a gravações nunca antes divulgadas de imagens da superfície da Lua.
Além disso, o Google Moon também inclui “viagens conceituais” elaboradas pelas equipes que estão participando do Google Lunar X-PRIZE – competição internacional promovida pelo Google que premiará, com US$ 30 milhões, o time que conseguir pousar um robô na Lua, fazê-lo viajar 500 metros e mandar imagens e dados para a Terra.
“Há 40 anos, dois homens andaram na Lua. A partir de hoje, com o recurso Google Moon, será possível seguir os passos deles”, diz Michael Weiss-Malik, gerente do produto no Google. “Estamos fornecendo acesso sem precedentes a uma apresentação interativa em 3D das missões Apollo para centenas de milhões de pessoas em todo o mundo”, acrescenta.
A nova ferramenta é o mais recente resultado do Space Act Agreement <http://www.nasa.gov/centers/ames/news/releases/2005/05_50AR.html> , acordo firmado em novembro de 2006 entre o Google e a NASA para a colaboração em uma série de atividades tecnológicas focadas em pesquisa e desenvolvimento. “O anúncio de hoje torna ainda mais ampla a relação entre o Google e o Centro de pesquisa Ames da NASA”, diz S. Pete Worden, diretor da agência espacial americana. ‘Temos o prazer de ser parte dos esforços mais recentes do Google em disponibilizar a exploração virtual da lua a todos por meio do computador.”