O Google comprou o YouTube em 2006 por US$ 1,65 bilhão. Na época, vários analistas criticaram a operação alegando que o gigante de buscas nunca conseguiria obter retorno do valor investido. Mas, Eric Schmidt, presidente da companhia, assumiu que pagou US$ 1 bilhão a mais o que o site de vídeos realmente valia.
De acordo com o IDGNow!, Schmidt declarou em maio deste ano, sob juramento, que informou ao conselho do Google que o site valia entre US$ 600 ou US$ 700 milhões. As informações são do site Cnet que teve acesso ás gravações da audiência do processo de direitos autorais contra o Google e o YouTube, movido pela Viacom.
O presidente teria pedido ao conselho a aprovação da oferta de US$ 1 bilhão a mais por alguns motivos, entre eles que o alto valor poderia inibir o interesse de competidores (Microsoft e Yahoo!) no YouTube.
Segundo Schmidt a companhia tinha uma receita pequena, mas estava crescendo rapidamente em adoção de usuários, mais do que o Google Vídeo. “Isso nos indicava que eles seriam vendidos e acreditávamos que receberiam uma oferta competitiva – para competir com o Google – e certamente pagariam mais do que o YouTube valia. Logo, concluímos que 1,65 bilhão de dólares incluía um ‘prêmio’ para agir rapidamente e ter certeza de que participaríamos do sucesso do YouTube”.
De acordo com o IDGNow!, Schmidt declarou em maio deste ano, sob juramento, que informou ao conselho do Google que o site valia entre US$ 600 ou US$ 700 milhões. As informações são do site Cnet que teve acesso ás gravações da audiência do processo de direitos autorais contra o Google e o YouTube, movido pela Viacom.
O presidente teria pedido ao conselho a aprovação da oferta de US$ 1 bilhão a mais por alguns motivos, entre eles que o alto valor poderia inibir o interesse de competidores (Microsoft e Yahoo!) no YouTube.
Segundo Schmidt a companhia tinha uma receita pequena, mas estava crescendo rapidamente em adoção de usuários, mais do que o Google Vídeo. “Isso nos indicava que eles seriam vendidos e acreditávamos que receberiam uma oferta competitiva – para competir com o Google – e certamente pagariam mais do que o YouTube valia. Logo, concluímos que 1,65 bilhão de dólares incluía um ‘prêmio’ para agir rapidamente e ter certeza de que participaríamos do sucesso do YouTube”.