O IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau) entrega nas próximas semanas ao Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp) um documento com sugestões para que as agências interativas sejam mais bem contempladas pelas regras da entidade que regulamenta as relações comerciais do mercado brasileiro.
O atual texto do Cenp é considerado superficial no que se refere às mídias digitais. Mesmo com a flexibilização das regras e o esforço do Cenp para atrair agências especializadas nos últimos anos, o número atual de interativas certificadas é considerado irrisório pelo IAB.
“Queremos um movimento maior de certificações, mas, para isso, as agências digitais precisam se sentir mais amparadas pelo Cenp”, observa o presidente do Comitê de Agências do IAB, Raul Orfão.
Outro caso mal resolvido entre o Cenp e a mídia interativa diz respeito ao Google, que tem por política internacional o não pagamento de comissões às agências de publicidade. Aparentemente conformadas com a posição irredutível do Google, as agências filiadas ao IAB tentam diminuir o assédio direto aos clientes – prática intensificada pelo site de buscas nos últimos tempos.
No mês passado, o IAB realizou reunião com diretores do Google, também filiado à entidade, que se comprometeram a fazer esforços regulares para que a prospecção de anunciantes aconteça em conjunto com as agências.
A informação é da coluna Em Pauta publicada na edição 1371 de Meio & Mensagem, que circula com data de 10 de agosto de 2009.
IAB sugere ao Cenp novas regras para agências digitais
Meio & Mensagem (Alexandre Zaghi Lemos):