o lançamento de dois novos serviços
de contato entre empresas e consumidores, o Ibope Mídia e o Ibope
Nielsen Online lançaram nesta quarta-feira, 12, em São Paulo, duas
ferramentas capazes de mensurar esses endereços e balizar os
planejamentos de marketing online.
A BuzzMetrics, por exemplo, chega ao Brasil com cobertura de mais de 4,5
milhões de blogs, cerca de 70 mil fóruns e algo como 50 milhões de
comentários por mês. Com essa base, a proposta da ferramenta é analisar –
através de uma palavra-chave – qual a repercussão das marcas, produtos,
campanhas e eventos nos ambientes virtuais. O levantamento inclui ainda
citações em vídeos e nos sites das empresas de mídia tradicional.
“A BuzzMetrics se concentra em uma área que não pode ser
´commoditizada´, ou seja, na análise de comportamento. Mais do que gerar
relatórios, nosso objetivo é descobrir tendências e estudar quanto se
fala, quem fala e quem escuta, como se fala, entre outras variáveis”,
contou Lydia Worthington, vice-presidente de pesquisas da BuzzMetrics.
A outra ferramenta apresentada foi a VideoCensus, que analisa o
desempenho de vídeos e anúncios inseridos neste formato com métricas
como tempo médio assistido e quais os conteúdos mais acessados. A ideia é
auxiliar na compreensão de quais tipos de conteúdo geram mais tráfego e
ajudar na valorização dos espaços publicitários das empresas na rede.