(reproduzido de www.adnews.com.br)
A AES Eletropaulo Telecom anunciou que vai oferecer internet pela rede elétrica a partir do primeiro trimestre de 2009. O serviço será baseado na tecnologia BPL (Broadband Powerline), que permite o tráfego de dados de alta capacidade por meio de qualquer tomada de uma residência.
A apresentação oficial da tecnologia aconteceu nesta quinta-feira, em São Paulo. 150 residências já testavam o sistema na capital paulista, desde novembro de 2007. De lá para cá, R$ 20 milhões já foram gastos no piloto da tecnologia.
“A AES Eletropaulo Telecom identificou no BPL pela sua característica de utilizar a rede elétrica, uma sinergia que poderia lhe dar – além de capacidade de tráfego – velocidade na expansão da rede, chegando a regiões ainda não atendidas. Neste contexto, combinamos o domínio que já tínhamos em infra-estrutura de fibra óptica com a potencialidade que esta tecnologia nos traz”, afirma Teresa Vernaglia, diretora-geral da AES Eletropaulo Telecom.
Preço e velocidade
A companhia garantiu que a velocidade real de acesso por prédio é de 80 Mbps, pois haverá distribuição entre os moradores clientes. Segundo a empresa, os valores conforme o projeto e os clientes.
Segundo Teresa Vernaglia, a velocidade que pode ser oferecida hoje via rede elétrica é equivalente às outras formas de acesso. “Um diferencial é que o BPL mantém a mesma taxa de download e upload. Isso com a vantagem de não precisar passar novo cabeamento”, disse.
Teresa, porém, não revelou o preço final aos usuários.