Outro artigo do blog do Jeff Bullas, sobre tendências. Este aqui foi escrito por Sookie Shuen, gerente de comunidades da Tomorrow People, uma consultoria de inbound marketing. Leia seu Inbound Marketing Blog. Eu dividi o artigo em duas partes.
Como a maioria das empresas, a sua já deve estar com o plano de marketing para 2012 rodando, certo? Mas sera que você desenvolveu seu plano de forma a estar pronto para atuar de acordo com as mais recentes tendências do mercado?
Embora seja importante manter-se focado, é igualmente importante estar preparado para as oportunidades e os desafios que virão dessa tendências.
Interessado no que de mais importante para o marketing vai ocorrer este ano?
Aqui estão minhas previsões para as 10 principais tendências em 2012:
1. Uma presença de marca maior através dos canais
Com a oferta de canais de marketing crescendo o tempo todo, as empresas começarão a reconhecer o valor de integrar sua abordagem de marketing através da web, das mídias sociais e de outros canais. A inspiração virá da necessidade de gerenciar melhor os recursos nesses tempos de desafio – e de criar uma presença de marca que flua consistentemente pelos diversos canais. Em vez de confiar na utilização de um ou dois canais de marketing, mais e mais empresas conectarão suas atividades para criar uma marca de fato coerente através dos múltiplos canais.
2. O crescimento do conteúdo gerado pelo usuário
Conteúdo gerado pelo usuário ganhou impulse em 2011 – e isso continuará este ano. Seja um vídeo do YouTube mostrando um consumidor usando um produto, ou consumidores compartilhando suas experiências com sua comunidade online, o conteúdo que vem direto do consumidor potencial ou atual provavelmente ganhará valor. O teste principal dessa tendência sera o quão bem sucedida a empresa seja em inspirar e facilitar o conteúdo gerado pelo consumidor. Seja lá como for, aparentemente a voz do consumidor crescerá significativamente em valor durante 2012.
3. O marketing via mobile atinge massa crítica
O mobile está indo para o centro do palco. Um terço dos proprietários de smartphones usam seus equipamentos para comprar um produto online (Fonte: EPiServer) e esse número está crescendo. As empresas que prepararem completamente sua abordagem de marketing para o mobile em 2012 são aquelas que se beneficiarão de uma base potencial de consumidores que navega – e compra – em trânsito. Isso requer conteúdo dirigido, adequado ao mobile e a adaptação dos processos internos de marketing.
4. A distância entre marcas e mídias sociais diminui
Todos sabemos que as mídias sociais são importantes para os negócios. Mas em 2012, ficarão ainda mais importantes. As empresas começarão a levar as mídias sociais mais a sério como uma ferramenta professional de markering. E não serão apenas as grandes empresas que as usarão para conectar-se ativamente com seus consumidores. Muitas outras empresas começarão a interagir com eles e o Atendimento ao cliente – e a interação com o cliente – via mídias sociais evoluirá mais ainda. A distância entre mídias sociais e as marcas ficará menor. Mais uma vez, o usuário ou o consumidor irá para o centro do palco com o crescimento da função de “brand advocate”, recomendando, recrutando consumidores e aumentando as conexões com as empresas.
5. Uma visão mais clara do valor do analytics
As empresas buscarão melhorar sua compreensão do “marketing analytics” em 2012. Com mais canais e mais presença de marca, os negócios precisar clarear e fazer fluir seus dados de marketing. As empresas reconhecerão o valor das analyses que lhes permitam maximizar a flexibilidade do marketing via mídias sociais, adaptando os conteúdos de acordo com a reação instantânea do usuário. Adicione a isso um foco crescente no gerenciamento de custos e as analises do marketing online deverão se tornar vitais.