Reproduzido do Adnews, a notícia é bombástica, em minha humilde opinião:
A polêmica quanto à cobrança ou não do conteúdo de jornais na internet ganhou mais um capítulo neste domingo. Matéria produzida pelo jornal inglês Financial Times informa que a Microsoft iniciou um movimento que pretende pagar ao grupo News Corporation para que retire da busca do Google seus conteúdos.
O grupo é liderado por Rupert Murdoch, magnata de 78 anos, avesso às novas tecnologias e incentivador da cobrança por conteúdo jornalístico na web.
O próprio Murdoch já havia sinalizado a intenção de retirar o conteúdo produzido por seus veículos do maior buscador da internet. Entretanto, ainda não o fez. O texto publicado pelo FT cita fonte próxima das negociações e afirma que a Microsoft abordou ainda outros editores online com a proposta de remoção de seus conteúdos.
A proposta da Microsoft “adiciona enorme valor aos conteúdos, se os motores de busca estiverem preparados para pagarem aos jornais”, afirmou um editor, que preferiu não se identificar, ao Financial Times.
Conteúdo no Brasil
No Brasil, grandes veículos de comunicação como os grupos Estado, Folha e O Globo afirmaram que vão aderir à Declaração de Hamburgo, que trata do reconhecimento dos direitos de propriedade intelectual em textos jornalísticos produzidos em sites. Folha e o Estado disponibilizaram seu conteúdo na internet, em uma versão digital. Inicialmente, o serviço era gratuito, mas agora o acesso só é permitido para assinantes.
Para saber a opinião dos leitores, o Adnews está com uma enquete sobre o assunto no site: “Quem deve bancar o conteúdo jornalístico na web?”. Até o momento, mais da metade dos leitores (53,7%) acredita que os anunciantes devem ser responsáveis pelos custos da publicação do conteúdo, 35,8% acha que a responsabilidade é dos jornais e somente 10,5% afirma que os leitores devem arcar com os custos.
Com informações do IDG Now!