Mídia online: Anúncios mais dirigidos e menos lucrativos
De acordo com um novo estudo do MIT Sloan School of Management, a propaganda online pode ser muito melhor para dirigir mensagens a certos segmentos demográficos do que a propaganda tradicional, mas à medida em que começa a haver mais concorrência essas vantagens não se traduzem automaticamente em lucros maiores. Alessandro Bonatti, professor assistente da Sloan, escreve que as mesmas busca e outras tecnologias que permitiram aos anunciantes mirar audiencias específicas, tais como homens 25-35 anos que trabalham com computadores mac, está também criando uma concorrência online maior para a mesma audiência e dessa forma reduzindo a lucratividade da publicidade em websites dirigidos. Bonatti, que fez a pesquisa com o Dirk Bergemann, professor de economia em Yale, diz: “… jornais têm uma capacidade limitada para atingir audiências específicas… revistas especializadas funcionam melhor… Google tem muito capacidade de dirigir a mensagem a quem está navegando nas páginas… (embora) publicidade online tenha o potencial para substituir a publicidade tradicional, isso não quer necessariamente dizer que anunciantes online ganharão mais dinheiro… ” Bonatti continua: “…à medida em que a tecnologia continua a ser aperfeiçoada, mais e mais websites podem vender produtos muito específicos para audiências muito especializadas… com montes de pessoas mirando a mesma audiência os lucros potenciais através de publicidade especializada tornam-se mais e mais espalhados… em vez de competir por um único grande pote… você terá uma guerra de preços em cada segmento à medida em que as fatias se tornam cada vez menores.” E ele conclui: “…quanto melhor a tecnologia menores são os lucros para os anunciantes…” Fonte: Center for Media Research