Painel na conferência da NRF mostrou como os fãs estão se transformando em embaixadores das marcas
O uso de influenciadores em marketing não tem nada de novo: empresas usam o testemunho de celebridades para promover produtos há décadas, se não séculos. Mas o crescimento das mídias sociais inspirou uma nova geração de embaixadores da marca – e eles são “pessoas reais”, gente de carne e osso como nós. Em um painel na conferência da NRF deste ano, Kristy Sammis, especialista em marketing digital, explicou o poder do “story-telling” autêntico, conduzido por consumidores, para aperfeiçoar o reconhecimento da marca e influenciar as decisões de compra. Sammis e seus colegas de painel recomendaram começar pequeno, construindo relacionamentos com alguns poucos e selecionados usuários de mídias sociais. Como fizeram, por exemplo, a Pottery Barns, a Zappos e a ThredUP. Fonte: National Retail Federation
Internet das Coisas: empresas buscam mais inovação para novos produtos e serviços
Adaptar-se em relação à Internet das Coisas exige muita inovação, mas os líderes das empresas parecem lidar bem com isso. Esta é a conclusão do terceiro estudo anual sobre IoT, realizda pela StrategyOne para a GE e que ouviu 3.100 executivos senior em 25 mercados. Uma larga maioria deles (91%) disseram que inovação é uma prioridade estratégica para suas empresas e a maioria (66%) a vê como uma maneira de desenvolver novos produtos e serviços. Houve também uma mudança importante: a maior parte (52%) agora também busca inovação para o desenvovlimento de novos modelos de negócio, o que parece lógico uma vez que as tecnologias de IoT vão impactar em como muitas empresas fazem negócios, principalmente dada a prometida riqueza da informação sobre o consumidor que vem por aí. Fonte: Media Post IoT Daily
Pesquisa: como os consumidores americanos descobrem novos produtos
O site MarketingSherpa publicou uma pesquisa online para descobrir as principais maneiras dos consumidores descobrirem novos produtos que eles gostariam de comprar. A descoberta óbvia foi que eles usam uma grande variedade de canais para isso e alguns desses canais, como o boca a boca, são muito importantes para os consumidores mas não estão diretamente sob influência das empresas, o que representa um desafio. Mark Michaud, SVP da Strategy, Aryad Communications, comentando a pesquisa, afirmou que “nós não nos organizamos de fato em torno do consumidor, nós nos organizamos em torno de canais e como usamos esses canais”. E, por isso, é tão importante mapear a jornada do consumidor. De acordo com o estudo, as maneiras mais utilizadas pelos consumidores para descobrir novos produtos são: pesquisas dentro das lojas (59%), recomendações de amigos, familiares e colegas (57%), ferramentas de busca tipo Google (47%) e artigos em revistas e jornas (34%). Fonte: MarketingSherpa