Quem não enviou um email errado levante a mão. É, parece que a experiência de enviar emails para o destinatário errado não é, afinal, tão incomum. Mesmo quando se trata de uma das maiores empresas de comunicação do mundo. E foi o que aconteceu com o New York Times. O marketing do jornal preparou uma promoção agressiva de recuperação de ex-assinantes, 50% de desconto, mas escolheu com cuidado os destinatários, apenas cerca de 300 pessoas que haviam cancelado recentemente suas assinaturas. Tudo certo até que, na hora do envio, alguém apertou o botão errado e lá se foi a mensagem para 8,6 milhões de endereços que estavam na base do jornal.
Mas o erro não ficou por aí. O respeitável meio de comunicação resolveu “consertar” o problema pelo Twitter. E tuitou o seguinte: “If you received an email today about canceling your NYT subscription, ignore it. It´s not from us.” Mas o fato é que era e não foi difícil para algumas pessoas conferirem que havia saído do NYT mesmo.
Agora, o jornal assumiu o erro por inteiro. Inicialmente, honrando o desconto, mas essa política mudou dois dias atrás e o NYT parou com essa política. Terceiro erro? Veremos, pois achamos que a história ainda não acabou.
Leia mais na Exame e também o despacho original da Associated Press.