Meio & Mensagem:
Ao contrário das previsões de especialistas, rede social não apenas está distante de acabar como ainda lidera, com imensa folga, a preferência dos internautas brasileiros
(.) com o crescimento da penetração do Facebook e a chegada de outras redes sociais, o Orkut parecia, segundo alguns especialistas, ter seus dias contados.(.)
A mais recente pesquisa F/Radar – realizada pela agência de publicidade F/Nazca em parceria com o instituto Datafolha com o objetivo de mapear o uso da internet e o consumo de mídia no Brasil – mostra que a rede social não apenas sobrevive como continua ganhando, esmagadoramente, no quesito de preferência dos internautas.
De acordo com os números da pesquisa, 80% dos internautas do País acessam o Orkut. Para efeito de comparação, o Facebook ainda é acessado por apenas 14% desse universo de internautas. O estudo F/Radar foi realizado com 2.203 pessoas, de 146 municípios brasileiros, em novembro do ano passado.
Além de preferir o Orkut, os internautas também dedicam a ele um maior tempo. Setenta por cento dos entrevistados garantem que é nessa rede social que eles passam o maior tempo enquanto navegam na internet. O Orkut também é o segundo site mais acessado por aqueles que possuem internet móvel (16% dos pesquisados). Pelo celular, o Orkut só perde em audiência para o MSN (ferramenta de troca de mensagens instantâneas da Microsoft), que é acessado por 37,5% do total de donos de smartphones e celulares com acesso à web.