(coluna do Luiz Alberto Marinho no Blue Bus)
Ontem o e-bit divulgou o balanço do comércio pela internet no Brasil em 2008. Mais importante do que o bom resultado de 30% a mais em faturamento, na comparaçao com 2007, foram algumas alteraçoes significativas no perfil dos que fizeram compras na web no ano passado. Lembra aquele tempo em que o usuário do comércio eletrônico era um rapaz jovem, de classe alta? Pois é, entao esqueça. Dos cerca de 13 milhoes de consumidores virtuais brasileiros, mais da metade, ou seja 51%, sao mulheres. Nao é a toa que a 2a categoria de produtos mais vendida na rede em 2008 foram produtos de saúde e beleza. Em primeiro lugar ficaram os livros e em terceiro produtos de informática.
Outro mito que vai ficando para trás é o de que a internet é reduto dos jovens. Já chega a 19% o percentual dos compradores na web com mais de 50 anos. A classe média também marcou presença na internet no ano passado – 42% dos consumidores virtuais pertencem a classe C. Para se ter uma idéia de como a internet vai se tornando aos poucos um ambiente mais democrático em nosso país, basta dizer que 24% dos compradores tinham apenas o ensino fundamental ou médio em 2008. Há 6 anos esse percentual era de apenas 16%. Para 2009 a expectativa do setor é crescer de 20% a 25%, atingindo vendas na casa dos R$ 10 bilhoes.
Outro mito que vai ficando para trás é o de que a internet é reduto dos jovens. Já chega a 19% o percentual dos compradores na web com mais de 50 anos. A classe média também marcou presença na internet no ano passado – 42% dos consumidores virtuais pertencem a classe C. Para se ter uma idéia de como a internet vai se tornando aos poucos um ambiente mais democrático em nosso país, basta dizer que 24% dos compradores tinham apenas o ensino fundamental ou médio em 2008. Há 6 anos esse percentual era de apenas 16%. Para 2009 a expectativa do setor é crescer de 20% a 25%, atingindo vendas na casa dos R$ 10 bilhoes.