O ocaso dos jornais?



Um novo relatório da empresa 24/7 WallStreet (http://247wallst.com/) afirma que, nas últimas semanas, a indústria de jornais nos EUA entraram em um novo período de declínio. Jornais importantes pediram falência e outros simplesmente fecharam suas portas. Baseado nessa análise, é possível que oito dos 50 maiores jornais diários dos EUA cessem suas publicações nos próximos 18 meses. O relatório inclui uma lista dos dez maiores jornais diários que provavelmente vão fechar ou deixar de serem impressos e passarem a rodar apenas online:



  • The Philadelphia Daily News… com a publicidade em jornais caindo fortemente, a cidade não pode sustentar dois jornais e o Dally News tem uma circulação diária de apenas 100.000 exemplares. 
  • The Minneapolis Star Tribune pediu concordata… Pode-se tornar apenas, porque a circulação de mais de 300.000 exemplares virou um fardo.
  • The Miami Herald, que tem uma circulação diária de 220.000 exemplares… Há uma pequena chance que se junte ao Sun-Sentinel, mas é mais provável que o Herald vire online apenas com duas edições, uma para leitores de língua inglesa e uma para leitores em espanhol.
  • The Detroit News é um dos dois jornais diários nessa grande cidade que foi atingida fortemente pela crise… cortar o número de dias em que o jornal circula não vai economizar dinheiro suficiente para manter o jornal aberto.
  • The Boston Globe está perdendo 1 milhão de dólares por semana… da sua operação, sobrará provavelmente apenas o site Boston.com.
  • The San Francisco Chronicle já tem um prazo para fechar o jornal se não fizer cortes imensos de custo. A versão online do jornal será provavelmente o que sobrará em meados deste ano.
  • The Chicago Sun Times é o menor dos dois jornais da cidade… e não tem chance de competir com The Chicago Tribune.
  • NY Daily News é um dos vários grandes jornais lutando por circulação e publicidade na área de New York City. Baseado nos números dos outros grandes diários, as perdas dele podem atingir 70 milhões de dólares, um patamar de onde provavelmente não se recuperará.
  • The Fort Worth Star Telegram é outro dos grandes diários que competem com concorrentes maiores em sua vizinhança… Ou fechará ou se tornar uma edição do rival, The Dallas Morning News
  • The Cleveland Plain Dealer está em um dos mercados economicamente mais fracos dom país Deverá fechar ou virar digital até o final do ano, conclui o relatório.

O pior não é isso. Um relatório recente da PewResearch diz que menos da metade dos americanos (43%) afirmam que perder seu jornal local feriria “muito” a vida cívica de suas comunidades. Menos ainda (33%) dizem que sentiriam pessoalmente a falta da leitura de seus jornais locais.


Uma análise recente da leitura dos jornais, feita pela mesma Pew Research, descobriu que apenas 27% da Geração Y, aqueles que nasceram em 1977 ou depois, haviam lido um jornal no dia anterior, enquanto nas gerações mais velhas 55% haviam lido. Apenas 23% de pessoas com menos de 40 dizem que sentiriam falta do jornal local que lêem antes de ir para o trabalho, comparado com 33% naqueles entre 40 e 64 e 55% entre quem tinha 65 anos ou mais.


Fonte: Center For Media Research


Seria interessante compararmos com o Brasil, principalmente São Paulo, onde a lei da cidade limpa deu um fôlego extra aos nossos jornais. Até quando?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima