os locais e períodos de acesso, navegação, compras online,
transversalidade das mídias e consumo de notícias. Nesta edição, explora-se pela
primeira vez o universo dos jogos eletrônicos.
– O país tem hoje 54% de pessoas acima de 12 anos que costumam acessar a Internet (ou 81,3 milhões).
– A penetração em casa segue em patamares baixos: apenas 27% dos
brasileiros possuem conexão com banda larga em casa e 6% com conexão
discada.
– 57% dos brasileiros afirmam que “costumam colocar algum conteúdo feito por si próprio na Internet”
– 93% dos brasileiros se consideram mais informados e 60% mais independentes desde que começaram a usar a Internet.
– A única mídia de informação que mantém relevância estável em todas
as faixas etárias são as ferramentas de busca, como o Google,
mantendo-se em torno de 50% para todas as faixas etárias.
– Embora a televisão continue sendo a mídia de
consumo de informação preferida (45%), seguida pela Internet (40%), pelo
rádio (7%), pelo jornal impresso (4%) e pela revista (2%), os jovens de
12 a 24 anos se informam prioritariamente nas suas redes sociais (80%
entre 12 e 15 anos, 60% entre 16 e 24 anos) e nas ferramentas de busca
(55% de 12 a 15 anos e 52% entre 16 e 24 anos).
– Os portais, sites de mídia impressa e blogs só possuem relevância para os mais velhos.
– A pesquisa compreende todos os brasileiros acima de 12 anos, em 143 municípios e é realizada pelo Datafolha.
Leia o release publicado pela agência aqui.