Os numeros de Cannes, eles tem muito a nos
dizer | do
Marinho
Será que a propaganda brasileira brilhou mesmo em
Cannes?
A publicidade nacional volta para casa com 57 leoes no 57o Festival de
Cannes.
Boa parte da imprensa especializada nem esperou os resultados finais
para
comemorar. Afinal, nunca antes na história deste país ganhamos tantos
prêmios no
mais importante evento da propaganda mundial. Além do mais, uma
brasileira, a
Almap, levou o título de Agência do Ano no festival e outra, a F Nazca,
foi a
primeira a receber um Titanium, prêmio dado às ideias mais originais e
inovadoras, pela campanha ´Xixi no Banho´.
Tudo isso merece
mesmo ser comemorado. Mas acho exagerado estender o sucesso de algumas
agências
à toda a indústria da propaganda brasileira. Das 173 agências que
inscreveram
trabalhos no festival, apenas 18 ganharam alguma coisa, ou seja, cerca
de 10%.
Dessas 18, dez levaram apenas um Leao. Na verdade, 2/3 dos troféus foram
conquistados por somente 4 agências – a Almap, com 15, a Ogilvy com 10, a
Lew
Lara com 7 e a DM9 com 6. Isso significa que o Clube dos Leoes continua
restrito
a poucos sócios.
Outra característica do mercado nacional
emerge dos números finais do
festival – somos mesmo adeptos da publicidade tradicional. Dos nossos
57 leoes,
40 foram conquistados em disciplinas de propaganda tradicional. Nas
novas mídias
ou em disciplinas cada vez mais invadidas pelo digital, como RP, Promo e
Direct,
nao nos destacamos. E em Cyber, uma vez mais, nosso desempenho foi
decepcionante.
Por tudo isso, proponho – depois que a
ressaca passar, vale a pena
refletir sobre os números de Cannes. Eles têm muito a nos dizer.