E as demais viram retornos muito baixo – apenas 63 entrevistados relataram ganhos superiores a US$ 2.000
Em abril de 2015, a Manta fez uma pesquisa com 540 proprietários de pequenas empresas para descobrir os seus insights sobre retornos sobre investimentos em mídias sociais. 59% disseram não ver retornos em suas atividades. Dos restantes 41% que percebem retornos, 17% receberam menos de US$ 100 e 57% menos de US$ 1000. Um terço dos 41% (63 indivíduos) tiveram retornos acima de US$ 2000. Esse estudo está em sintonia com o relatório 2015 Social Media Marketing Industry que ouviu 3.720 empresários, dos quais 60% eram proprietários de pequenas empresas, sobre a efetividade dos seus esforços de marketing no Facebook. Apenas 45% disseram estar satisfeitos, sendo que nas pequenas empresas os satisfeitos eram 33% e nas grandes, 50%. Além disso, profissionais B2C foram mais positivos em relação à efetividade do Facebook do que B2B – 51% a 36%. Fonte: Social Media Examiner
CMO da Airbnb: “Estamos criando a primeira supermarca movida a comunidade”
Skift é a maior plataforma de inteligência e de marketing para a indústria de viagens. Na preparação para o Skift Global Forum, que será realizado em outubro, em Nova York, a empresa está divulgando o pensamento dos principais palestrantes do evento. Esta semana, eles conversam com Jonathan Mildenhall, CMO da Airbnb. Ele veio da Coca-Cola em junho com o desafio de transformar a empresa na primeira supermarca do setor. Segundo ele, o segredo está em ser autêntico e a capacidade de se “conectar com o viajante inocente que há em todos nós”. Ele fala das empresas de tecnologia como exemplo do oposto. E cita o Internet Report, relatório anual feito por Mary Meeker: “[olhando as listas de 1995 e 2015] só há uma empresa que aparece entre as marcas tech mais valiosas na duas, a Apple. A indústria de tecnologia consegue criar empresas enormes (…) mas quando outra tecnologia surge os usuários migram.” A Airbnb tem a seu favor, segundo ele, uma maravilhosa comunidade que apoia a empresa e a ambição da marca em se tornar cada vez mais grandiosa. Fonte: Skift
Lista das marcas mais bem percebidas tem Amazon na ponta
A Amazon foi a marca mais bem percebida no mercado norteamericano durante o primeiro semestre de 2015, de acordo com o ranking YouGov BrandIndex. A marca também ficou no primeiro lugar no ranking para todo o ano de 2014. O site de reservas de viagens Trivago ficou em terceiro, tendo conseguido os maiores ganhos, e é uma marca para se ficar de olho, de acordo com Ted Marzilli, CEO do YouGov BrandIndex. Algumas das marcas vencedoras – GM, Target e Royal Caribbean Cruises – refletiram a recuperação de grandes crises. O instituto entrevistou 1,2 milhão de adultos para a pesquisa. Fonte: MediaPost/Marketing Daily