Ontem, publiquei comentário, resumindo artigo do Wall Street Journal, no qual o venerável órgão dizia que o Google, em aparente traição de seus ideais, estava conversando com servidores de acesso para obter facilidades em seus serviços.
Hoje, o blog oficial da empresa saiu com post, rebatendo o artigo, que chama de confuso e que estaria baseado em um entendimento equivocado de como a Internet aberta funciona.
O post é longo e pode ser lido (em inglês) neste endereço: http://googleblog.blogspot.com/2008/12/net-neutrality-and-benefits-of-caching.html
Em resumo, afirma que o Google defende o uso de expedientes como edge caching, ou seja, o armazenamento temporário de dados frequentemente acessados em servidores próximos do usuário. O princípio por trás da defesa é que isso não viola o conceito de neutralidade, que é fundamental nos valores do Google.
No sentido acima descrito, o Google tem oferecido facilidades aos fornecedores de serviços de acesso, em regime de co-locação – projetos denominados Google Global Cache.