Foi realizada ontem, no HSBC Hall, zona sul de São Paulo, a
festa de entrega do XVI Prêmio Abemd. A comunidade do marketing direto brasileiro
estava praticamente em peso na sala de espetáculos para conhecer os premiados
com troféus bronze, prata e ouro deste ano. A agência do ano, graças ao excelente
desempenho geral, foi a Sunset. Outros vencedores: Insula, agência digital,
Contax, empresa de telemarketing, e Stone Age, empresa de CRM. Destaque para o
hall of fame, que recebeu em suas hostes o profissional Eduardo Ramalho. Eis o
texto de apresentação do Edu, escrito por mim e que foi lido pelo Tramontina:
“Engenheiro naval, com mestrado
em estatística e especialização em gestão de operação e marketing pela Sloan
School of Management do Massachusetts Institute of Tecnology – MIT/USA, Eduardo
Ramalho é autor da primeira tese de doutorado sobre Marketing Direto no Brasil.
Já seria merecedor
de integrar o Hall of Fame do Marketing Direto brasileiro apenas por seu
trabalho como educador, cujo prazer em formar profissionais para a nossa
atividade reflete-se em sua dedicação ao curso de especialização da ABEMD, do
qual foi professor em todas as suas 17 turmas, e a participação como
palestrante do Road Show de Marketing Direto, realizado pela ABEMD com apoio
dos Correios, em 2005, em 10 capitais brasileiras. Além disso, coordenou por
seis anos os cursos de pós-graduação da Poli/USP e é professor de marketing do
curso de MBA em gestão de operações e serviços da Fundação Vanzolini da
Poli/USP.
Mas Eduardo Ramalho
realizou mais. Como presidente do Instituto Brasileiro de Database Marketing,
foi responsável pela realização dos dois congressos brasileiros de DBM e CRM e
por conduzir a integração da entidade com a ABEMD, da qual é conselheiro e
atual diretor de CRM, além de ter sido por duas vezes seu diretor financeiro.
Em todas as grandes
empresas pelas quais passou, implantou ou desenvolveu áreas de Marketing Direto
e de relacionamento, como na Intermédica, com o primeiro programa de marketing
de relacionamento em operadoras de saúde, ou Supermercados D’Avó, com o
primeiro programa de marketing de relacionamento com uso de smartcards e
realizou ações de Marketing Direto para a campanha presidencial de Fernando
Henrique Cardoso. Trabalhou também na Fotoptica, VR, na Equifax, onde criou a
primeira operação de Marketing Direto num bureau de dados no Brasil, na Serasa
Experian, que se tornou a líder de mercado no segmento.
É um dos mais
brilhantes e competentes profissionais brasileiros, tendo contribuído
enormemente com seu espírito pioneiro para levar o Marketing Direto ao atual
patamar de respeito que nossa atividade adquiriu entre as disciplinas de
comunicação e marketing.
O Hall of Fame vai
também para o homem Eduardo Ramalho. Para a sua grandeza de coração, sua
invulgar capacidade de trabalho e sua permanente disponibilidade a serviço da
causa do Marketing Direto.”