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Fanático pelo Cliente INTERNO

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Olá Fanáticos,


Muitas empresas fazem “pregações” através da Visão e Missão, ressaltando o Cliente.


Ele, o Cliente, faz parte do Objetivo, dos Sonhos, da Dedicação, da Razão de Viver. Essas “pregações” apesar de corretas, para a maioria, não passam de “modismo”.


Foco no Cliente, Encantamento, Fidelização, Satisfação, entre muitos outros temas, fazem com que empresas, para seguir a moda, promovam adaptações ou criem Visão e Missão, citando esses temas.


 


Mas e na Prática, como está a Visão e Missão da sua empresa?


 


O problema começa, ao percebermos que nessas “pregações” um importante Cliente, quase nunca é lembrado. O Cliente Interno.


 


Claro que Encantar, Fidelizar, Satisfazer não depende exclusivamente do Encantamento do Cliente Interno, mas com certeza, tendo isso, boa parte do caminho já terá sido percorrido e ainda que os Processos e a Gestão não estejam redondos, Encantamentos serão realizados diariamente.


Consideremos o seguinte fluxo: SATISFAÇÃO DO COLABORADOR gera COMPROMETIMENTO, que evolui para ENGAJAMENTO, alcançando elevada EFETIVIDADE.


 


Mas é necessário esclarecer/entender que Encantamento do Cliente Interno não se descobre durante o bate-papo sobre o resultado do futebol do final de semana, muito menos com a clássica maneira de se saber a direção do vento. É necessário mais do que isso, é necessário uma Pesquisa de Clima Organizacional (Projeto Estruturado).


 


Através da Enciclopédia Digital (www.google.com.br– Clima Organizacional), descobrimos:


·         Uma das mais importantes ferramentas para Gestão de Pessoas e Planejamento Estratégico de Recursos Humanos.


·         Utilizada para mensurar o nível de satisfação dos colaboradores com relação aos aspectos do ambiente organizacional e a maneira como as pessoas interagem uma com as outras.


·         Resulta nas informações necessárias para a identificação de oportunidades de melhoria e a elaboração de um plano de ações.


·         Clima Organizacional é um conjunto de valores, atitudes e padrões de comportamento, formais e informais, existentes em uma organização.


·         Entender se as expectativas das pessoas estão sendo atendidas dentro da organização.


·         É maneira como o colaborador percebe a organização com sua cultura, suas normas, seus usos e costumes, como ele interpreta tudo isso e como ele reage, positiva ou negativamente, a essa interpretação.


·         É um instrumento voltado para análise do ambiente interno a partir do levantamento de suas necessidades.


·         A Pesquisa de Clima é uma forma de mapear o ambiente interno da empresa para assim atacar efetivamente os principais focos de problemas e melhorando o ambiente de trabalho.


 


Pesquisa da FAESP – FGV, demonstra que a rentabilidade (Ibovespa) das empresas, consideradas pelos seus próprios Clientes Internos, como as melhores para se trabalhar, chega ao dobro, se comparada com as empresas que não estão neste ranking, mesmo resultado tendo como base as 100 melhores empresas americanas (pesquisa da Russel Investment).


 


A Pesquisa de Clima Organizacional é o começo da caminhada, para um dia, posicionar a sua empresa entre as melhores.


Isso significa dar atenção/ouvir ao Cliente Interno, encantá-lo, pois é através dele, que todas as Ações, Atendimentos, Vendas e Relacionamentos, acontecerão.


E ainda, um bom clima é uma das melhores ferramentas na manutenção/prospecção de excelentes profissionais.


 


Seja Fanático pelo Cliente (interno e externo) e colha os frutos deste fanatismo.


 


Abraços,


 


Alessandro Xavier


Fanáticos pelo Cliente

Sugestões/Dúvidas/Como fazer? [email protected]

0 comentário em “Fanático pelo Cliente INTERNO”

  1. Parabéns pelo artigo Alessandro, faz todo o sentido pensar nessa maneira. E ainda acrescento que em tempos de dificuldade essa cartilha precisa ser mais seguida ainda. Abraços!

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