Lá fora, tem quem diga que a onda já passou e os tais bichinhos esquisitos não deram certo. Artigo recente no Gizmodo Brazil, por exemplo, dá adeus aos quadradinhos e alô à tecnologia NFC, da qual falarei em outro post. Mas parece não ser a opinião da Vertical Response. Segundo o artigo traduzido abaixo, os “QR codes, códigos de “quick response”, resposta rápida, são a última moda em alguns negócios – principalmente varejistas.” E quem esteve no último NRF, a conferência das empresas de varejo americanas, trouxe de lá uma impressão semelhante. O fato é que esses códigos têm a capacidade de fornecer montes de informação, mas em geral são usados para que as pessoas ao escaneá-los vão para uma página web. Ou seja, enfatiza VerticalResponse, “existe uma tonelada de possibilidades para você incorporar ao usado QR codes em seu negócio”. É o que trago agora para vocês.
O que é um QR Code?
Segundo a Wikipedia, é uma matriz ou código de barras bi-dimensional, criado pela empresa Japonesa Denso-Wave, em 1994. A explicação da VerticalResponse é mais precisa: um código construído com “black blobs”, ou seja, massas negras, distribuídas em um padrão de quadradinhos sobre um fundo branco. Nos EUA, é usado por muitos varejistas para rastrear o estoque e por empresas aéreas para o processo de embarque em vôos. O importante, aqui, é que, usado por pequenas empresas, esses códigos podem ajudar a gerar negócios.
Para a maioria dos celulares com câmera, há aplicativos para download. Eles permitem a leitura do código simplesmente apontando a câmera do celular para ele. Quando o código é lido, o celular fará o que o código comandar – por exemplo, abrir uma página web. Se você já tem um leitor de QR codes, experimente ler o código abaixo. Ele levará você à home Page da VerticalResponse. Um detalhe: quando usar QR codes, procure dirigir o consumidor para uma página que contenha menos informação porque o escaneamento de grandes páginas web pode ultrapassar a capacidade dele.
Em um próximo post, vou falar de aplicações práticas.