Social CRM: fique de olho nessas 5 tendências
Na semana passada, a diretora de produtos e marketing industrial da Adobe, Loni Kao Stark, conversou com a Direct Marketing News sobre as novas tendências de Social CRM. Segundo Loni, os profissionais de marketing devem ter em conta que Social CRM não é simplesmente “outra fonte de dados”. Eles devem se lembrar que se trata, em primeiro lugar, de relacionamentos e conexões. A diretora da Adobe indicou cinco tendências importantes na área.
A primeira é que é importante, em vez de ver os consumidores apenas como indivíduos, enxergá-los como parte de um grupo. “Muito do que uma pessoa faz é motivado por seu ambiente”. Ver os consumidores individuais como parte de um quadro maior vai ajudar os profissionais a compreender com que tipo de “clusters” eles se identificam, quem os influencia, e como as pessoas reagem a determinados grupos.
Outra tendência tem a ver com contexto. Isso é chave, afirma ela. As marcas devem estar conscientes do contexto de cada canal social, como reconhecer que as expectativas que os consumidores têm em relação aos seus círculos sociais íntimos diferem daquelas que têm em relação às marcas. Por exemplo, um representante de uma marca envolver-se em uma conversa com o consumidor via LinkedIn pode parecer mais aceitável do que ele se intrometer em uma conversa entre um consumidor e seus amigos via Facebook.
A terceira tendência é a empresa criar sua própria comunidade social, o que em princípio permite um envolvimento mais dedicado e mais profundo com os participantes, pois há um entendimento tácito do tipo de relacionamento que se espera.
Em quarto lugar, Loni lista a questão de fazer as perguntas certas, para ter certeza de oferecer as áreas ou canais apropriados para as pessoas se conectarem.
Por fim, e talvez a mais importante neste momento, é a tendência de a marca conhecer seu lugar. Todas as marcas, diz Loni, querem ser “amiguinhas” dos consumidores, mas isso não é realmente possível. “Grande parte do desafio atual é que as mídias sociais começaram como uma coisa de pessoa a pessoa, e as marcas começaram a tentar imitar pessoas”, comentou Loni. “Elas tentam ser como as pessoas, mas não são.”
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Impressora japonesa não usa tinta e papel pode ser reutilizado até 1000 vezes
A empresa japonesa Sanwa Newtec desenvolveu uma impressora sustentável. O equipamento não utiliza tinta para fazer as impressões e as folhas especiais usadas pela tecnologia podem ser reaproveitadas até mil vezes, tornando o impacto do uso extremamente baixo, em relação aos modelos tradicionais. Continue lendo em A Zona de Desconforto
Quer mais seguidores no Twitter? Ponha seu ego de lado
A média dos usuários do Twitter fala sobre si mesma em mais de 40% dos seus tweets, dizem os pesquisadores do Georgia Institute of Technology e da Universidade de Michigan. Isso é compreensível, mas ineficaz: tweets informativos, falando sobre outros assuntos, são cerca de 30 vezes mais eficazes na construção de um seguidor, descobriu a pesquisa. Os pesquisadores rastrearam mais de 500 usuários do Twitter com média de 400 seguidores, durante 15 meses, e analisaram cerca de meio milhão de tweets, utilizando elementos de linguística e outros. A principal descoberta: não seja um “meperformer”. Positividade também ajuda. Como os usuários do Twiiter formam laços sociais relativamente fracos (a maioria não interage offline, por exemplo), a negatividade de estranhos parece gerar repulsa. Posts sobre notícias ruins, problemas de saúde e desemprego não conseguem gerar muitos seguidores. Um alerta: não abusar das hashtags. Embora esses rótulos no final de um tweet possam ser úteis para conectar um post a eventos maiores, questões ou tendências, os pesquisadores descobriram que quanto maior a proporção de hashtags por usuários mais populares, menor a probabilidade deles ganharem influência – talvez porque os hashtags levem os leitores para fora da mensagem. Leia também: Investimento em busca paga via mobile dobra, e outras notícias do mercado de Marketing Direto = Marketing Diálogo no Portal Abemd