A notícia veio no e-newletter Good Morning Silicon Valley: o Google acaba de lançar um novo feature para smartfones chamado Latitude. Eu fui lendo e cada vez mais me via com a sensação de dejá-vu. Aí, de repente, me veio à mente: João Pessoa.
Uns dez anos atrás, fui lá, junto com o Amauri Cabral, gerente-geral do Programa Smiles, e o
Fiquei olhando para ele longamente, um monte de bobagens me vindo à cabeça, olhei para o Amauri e para o Smarrito, os dois também perplexos, e fui em frente, começando pelo óbvio: programas de fidelidade buscam identificar da maneira mais completa possível os melhores clientes, geralmente aqueles que consomem com mais freqüência o produto ou serviço, será que esses melhores clientes da empresa dele gostariam de ser identificados?
Bem, o novo produto do Google não tem a ver com motéis. Pelo menos, em termos. Segundo o blog do Google, trata-se de um “gadget” através do qual você consegue enxergar a localização aproximada do seus amigos e das pessoas de quem gosta e com quem você decidiu compartilhar localizações. Ou seja, vice-versa: eles vão enxergar onde você está. Ainda segundo o http://googleblog.blogspot.com/2009/02/see-where-your-friends-are-with-google.html, você pode fazer coisas tais como ver se sua esposa está presa no tráfego no caminho de volta para casa, descobrir que um amigo está na cidade para passar o final de semana, etc., etc. Principalmente etc.