Tendências: questão # 15 – primeira parte

O TrendWatching fez que nem esses programas de paradas musicais: em 15º lugar… A diferença é que a tal questão, na verdade, são duas: Como identificar e como aplicar tendências?

Para responder à primeira parte, tive que ir ao site da TrendWatching. Está lá: “A manifestation of something that has unlocked or newly serviced an existing (and hardly ever changing) consumer need,* desire, want, or value.” Livremente traduzido, “uma manifestação de algo que destravou ou atendeu de uma forma nova uma necessidade, um desejo, um querer ou um valor atual (e que não mudaria facilmente) do consumidor”.

A premissa é que seres humanos, e portanto consumidores, não mudam muito. Suas necessidades profundas permanecem as mesmas, a não ser que sejam destravadas ou atendidas de uma forma nova. Os “destravadores” podem ser qualquer coisa, de mudanças nas normas e valores sociais a uma inovação em tecnologia, ou um aumento de prosperidade.

Eles exemplificam com a necessidade humana de estar no controle, ou pelo menos ter a ilusão de estar no controle. Isso explicaria o fato do mundo online ser tão viciante. Afinal, coloca o indivíduo firmemente no assento do motorista.

Aguardem a segunda parte da resposta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima