Compradores poderão usar o bot para tirar dúvidas e acessar os produtos da supermodelo Gigi Hadid
Os “fashbots” vêm aí! Mas, desta vez, eles podem ter se tornado de fato operacionais. Os primeiros bots construídos por desenvolvedores terceiros na plataforma do Facebook em abril eram desajeitados e seu uso era mais problemático do que usar um website. Foi então que a Creative Shop do Facebook envolveu-se com a empresa criadora do bot, Msg.ai, e com a marca de moda Tommy Hilfiger para construir um chatbot modelo que realmente valesse a pena. Desde a sexta-feira passada, 9/9, o bot do Messenger TMY.GRL A.I. uma coleção da Tommy com a supermodelo e estrela das mídias sociais Gigi Hadid. As pessoas podem saber mais sobre ela tocando no botão de mensagens da página da Tommy ou em posts, abrindo um link encurtado, ou escaneando um código QR. Através do bot, os fashionistas podem enviar perguntas ou selecionar respostas anteriores para saber mais sobre Gigi, ver conteúdo dos bastidores do desfile da coleção e, mais importante, comprar itens. O Facebook ainda não construiu um checkout nativo ou um fluxo de pagamento dentro da plataforma de bot do Messenger. Os compradores serão linkados ao website da Tommy Hillfiger para colocar seus etalhes de cartão de crédito e confirmar as compras. Fonte: TechCrunch
Target testa novo programa de fidelidade em 4 cidades
Uma das maiores redes de varejo dos EUA, a Target, lançou uma maneira de fazer com que os compradores de suas lojas acumulem pontos em compras através de programa de fidelidade experimental. Chamado “Cartwheel Perks”, o programa está sendo oferecidos para os moradores de San Diego, Denver, Houston e St. Louis. Ele recompensa os consumidores da Target com 10 pontos a cada dólar gasto nas lojas e faz parte do app móvel Cartwheel, que já existe há três anos. O Cartwheel, que já foi baixado mais de 27 milhões de vezes times, é um app de ofertas com centenas de cupons digitais que podem ser resgatados ao pasar um código de barras móvel na caixa registradora. Em uma versão recentemente atualizada do app, usuário em mercados teste chegam a uma página que fornece uma visão geral do novo programa de pontos e podem escolher prêmios diferentes – óculos de sol, equipamentos de exercícios físicos ou detergentes, por exemplo – quando chegam a 5.000 pontos. “Nós pensamos no Cartwheel como uma maneira de mudar o que, para muitas pessoas, é um processo de recortar cupons de papel e levá-los à loja, e integrá-los perfeitamente em um app no telefone deles”, disse Eddie Baeb, um portavoz da Target. “O importante é que agora eles atraem simultaneamente quem gosta de cupons e quem gosta de prêmios.” Fonte: San Diego Union Tribune
O modelo de clicar e pegar na loja vai transformar o negócio da IKEA?
A tendência de fazer o pedido online e pegar o produto nas lojas está crescendo. E para a IKEA é crucial para o futuro da cadeia internacional de móveis. Nesta segunda, 12/9, a IKEA informou que no ano passado abriu 19 locais onde os clientes podem pegar produtos que foram comprados online e 12 lojas tradicionais. Um press release da empresa disse que isso reflete o crescente “foco na integração do comércio físico e digital para capacitar os clientes a comprar da maneira que atenda suas necessidades”. De acordo com The Wall Street Journal, os centros “click and collect” da IKEA têm em media 2 mil metros quadrados — as lojas físicas são muito maiores. As 19 locações abertas no ano passado representam um salto considerável em relação ao ano anterior. O CEO Peter Agnefjäll disse que a iniciativa é “parte da conversão total da IKEa de uma varejista fisico tradicional em um varejista multicanal com as lojas no coração”. Seja lá o que for que a IKEA estiver fazendo, parece estar funcionando: as vendas totais da rede cresceram 7,1% em relação ao ano passado. E as vendas por loja melhorou 4,8%. Fonte: Retail Wire
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