(reproduzido do AdNews)
O Twitter cravou crescimento de 456% no mês abril de 2009 em comparação ao mesmo período do ano passado. Os números são relativos a acessos únicos e remetem ao desempenho do site no Brasil. Mas, apesar do aumento significativo, o serviço que mistura microblog e rede social ainda está longe de alcançar o Orkut, comunidade de maior sucesso no país.
De acordo com dados divulgados pelo Ibope, o Brasil tem 25,5 milhões de usuários residenciais. Do total, cerca de 17,85 milhões utilizam a rede do Google. Ou seja, o Orkut alcança, mensalmente, 70% dos internautas enquanto o Twitter apenas 3,9%.
No primeiro trimestre de 2009, o microblog cresceu 258% no país. Passou de 255 mil acessos únicos no primeiro mês do ano para 999 mil em abril. Os números contam todos os internautas que entraram nos domínios do Twitter.
Quando os números de login são considerados, o crescimento diminui e chega a 28,35%, já que o site obteve 254 mil acessos em março e chegou 326 mil em abril.
Para José Calazans, analista do Ibope, os números são bons, mas o microblog ainda pode crescer. “O Twitter não chega a ser uma febre no Brasil, o alcance ainda é pequeno, embora o crescimento registrado tenha sido bom”.
Outro indicador considerável é o de fidelidade. Enquanto o Orkut apresenta um percentual de 76% de usuários que acessam o serviço regularmente, a cada dois dias, o Twitter fica apenas com 43%, uma visita em oito dias
Já nos Estados Unidos, uma pesquisa da consultoria Nielsen Online em 2008 apontou que o microblog teve somente 30% de índice de fidelidade, enquanto outras redes sociais como Facebook e MySpace chegaram a 60%. Agora, o Twitter pretende chegar aos 40%.
Com informações da Folha Online