Para iniciar este blog em alto nível, tomei emprestado um artigo da consultora Patrícia Seybold, que escreveu entre outros livros o clássico “Customer.Com”, ainda no século passado. Patty comentava nesse artigo, chamado “trends from customer-centric visionaries”, um encontro promovido com um grupo de executivos, que ela chama de “Patty’s Visionaries”, dos mais diferentes ramos de negócio e que têm em comum na crença que os negócios devem ser construídos em torno do consumidor.
O encontro durou dois dias e, segundo Patty, gerou muitos insights preciosos. A partir deles, a moderadora desenhou um conjunto de tendências que estariam dirigindo a evolução do negócio do marketing de relacionamento. Eis os temas levantados:
1. Ecossistemas construídos a partir dos objetivos finais dos consumidores
2. Comunidades de consumidores
3. O primado da busca
4. O desaparecimento da homepage
5. A clonagem de ferramentas em canais diversos
6. As oportunidades e os riscos de focar na própria faixa etária
7. Jogos online, mundos virtuais e outros comportamentos inovadores dos jovens
8. A condução da mudança organizacional através de métricas do consumidor
Em meus próximos posts, vou explicar um pouco o que ela pensa sobre cada um desses temas. Conto com sugestões, comentários e críticas para criarmos uma discussão real e, quem sabe, explorar mais esse nosso mundo tão fascinante.